Diante do caos instalado em virtude das torrenciais chuvas que caíram em todo o município na sexta-feira (20) e na manhã de sábado (21), a Administração Municipal decretou “Situação de Emergência”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Diante do caos instalado em virtude das torrenciais chuvas que caíram em todo o município na sexta-feira (20) e na manhã de sábado (21), a Administração Municipal decretou “Situação de Emergência”. O decreto foi assinado pelo prefeito após reunião realizada na manhã desta segunda-feira com todos os Secretários Municipais, Defesa Civil do município e Coordenadoria da Defesa Civil do Estado.
Nesta reunião, alguns dados relacionados aos estragos ocasionados pela enchente foram repassados pelos Secretários Municipais por orientação da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, foi necessário decretar esta situação.
Entre os dados apresentados nesta reunião, consta a necessidade de reconstrução de mais de trezentas pontes e outras centenas de bueiros. Quase todas as comunidades rurais estão isoladas em virtude da queda de pontes e destruição de bueiros e isso já está, desde a manhã de sábado, comprometendo o escoamento da produção leiteira e também pecuária, já que na manhã de sábado, vários caminhões “gaiolas” permaneceram por todo o dia estacionados nas imediações do Posto 2 Irmãos – saída para Ariquemes. O setor de piscicultura também foi afetado e centenas de produtores tiveram seus tanques destruídos pela força das águas.
Segundo explicou o coordenador da Defesa Civil, bombeiro Maciel, o problema maior ocorre no pós-enchente, quando é necessário promover ações nas áreas de habitação, reconhecimento de áreas de risco, saúde, alimentação e tantas outras que surgem em situações como esta.
O problema da água potável se apresenta como um dos mais difíceis para ser resolvido, uma vez que em todas as residências atingidas pela cheia, tanto os “poços amazônicos”, quanto às “fossas sépticas”, foram inundadas e isso promoveu a alta contaminação do lençol freático até mesmo de regiões não afetadas.
Com a decretação de “Situação de Emergência”, o Poder Público irá, por meio de cada Secretaria Municipal, fazer um rápido levantamento e apresentar à Coordenadoria de Defesa Civil que por sua vez atuará na busca de soluções, sendo possível até mesmo o envio de recursos para complementar as ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura de Buritis.
Nestes primeiros dias que sucedem o ocorrido, além das doações que estão chegando à base de recolhimento e atenção aos atingidos, está sendo, segundo explicou a secretária municipal de Assistência Social Neuselice Caetano, necessário a presença de voluntários para atuar na distribuição destas doações, uma vez que é necessário acelerar os trabalhos como forma de atener rapidamente as famílias afetadas.
Na Escola Municipal Paulo Freire as aulas estão suspensas uma vez que a enchente danificou documentos, equipamentos e até mesmo afetou a estrutura física de uma sala de aula. A cozinha e também o poço artesiano foram afetados e por este motivo não será possível retomar as atividades até que soluções sejam dadas aos problemas.
O DER e a ACIB também estão cooperando. O DER já está atuando na recuperação de pontes e bueiros, tendo o diretor da 16ª Residência do DER em Buritis, solicitado mais máquinas ao Diretor Geral do órgão. A ACIB deu início em uma campanha onde o objetivo é arrecadar colchões que serão repassados às famílias atingidas.
O prefeito Toninho Correa pediu empenho de todos, pois neste momento, mais do que uma obrigação, tudo é questão humanitária. “Vamos ajudar a reconstruir nosso município” conclamou ele.
Após o fechamento dos relatórios – que deverá ocorrer até o final desta semana – entidades como o Batalhão de Polícia Ambiental e Sedam serão visitadas como forma de obter madeiras para reconstruir pontes e bueiros, assim como ouros órgãos do Governo do Estado e também do Governo Federal.
Confia a Nota Oficial da Prefeitura sobre a enchente do último sábado 21 em Buritis:
“O Poder Executivo Municipal por meio do Excelentíssimo Senhor prefeito Antônio Correa de Lima, vem, diante das conseqüências advindas das torrenciais chuvas que caíram no município na última Sexta-Feira e Sábado que geraram enormes e abrangentes conseqüências à centenas de famílias que tiveram suas residências atingidas pelas enchentes do Rio São Domingos, afirmar que:- A Prefeitura Municipal por meio das Secretarias Municipais e por meio da Defesa Civil do município iniciou os trabalhos de atendimentos ás vítimas tão logo teve início à enchente;- Que em virtude da rapidez no aumento do volume de água no Rio São Domingos, não foi possível dar a devida agilidade no salvamento de pertences das residências localizadas nas adjacências do referido córrego, mas que houve agilidade nos trabalhos prestados pela Administração Municipal e também pelos voluntários que deram enorme apoio a todo o momento de aflição vivida pelas famílias atingidas;- Que após o início dos trabalhos, foi montado um plano estratégico por parte da Administração Pública no tocante a prestar o devido atendimento às famílias atingidas;- Que neste plano, consta a entrega de galões de Água Mineral (mais de Mil Galões);
- A entrega de medicamentos preventivos quanto a infecção de doenças contagiosas;
- Comunicado às famílias que não retornem às suas residências sem antes receber a ajuda de Caminhões Pipas que estarão portando água com cloro para promover a desinfecção das mesmas;
- Que sobre a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio dos Programas Sociais e com o apoio de outras Secretarias Municipais e entidades religiosas e filantrópicas, deram início logo na manhã de sábado na coleta e distribuição de alimentos e vestuários, bem como no cadastramento das famílias atingidas;
- Que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) além de estar cooperando na retirada das famílias, também já está promovendo os levantamentos na área rural como forma de restabelecer rapidamente o tráfego em todas as Linhas Vicinais, onde inúmeras pontes e bueiros foram destruídos pelas enchentes.
O Poder Executivo por meio do prefeito comunica ainda que nesta semana estará após prévio levantamento, indo até a Capital – Porto Velho, buscar ajuda no sentido de restabelecer a ordem em todo o município.
-Mas que algumas ações já estão ocorrendo com a entrega e senhas por parte dos Agentes Comunitários de Saúde às famílias necessitadas que receberão Cestas Básicas;
-Na manhã de hoje (Segunda feira) foi oferecido café da manhã às famílias atingidas, bem como será servido um almoço comunitário nas dependências da Igreja Assembleia de Deus para as pessoas portadoras de senhas;
E por fim, pede aos munícipes que mantenham em seus corações o espírito de solidariedade demonstrado até agora, no sentido de estender ajuda aos necessitados, bem como pede aos afetados que mantenham serenidade neste momento de aflição, pois o Poder Público Municipal está atuando para amenizar o máximo possível os resultados negativos desta catastrófica enchente que abalou os sentimentos de todos nós – povo de Buritis”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!