O Sebrae tem trabalhado com o Encadeamento Produtivo, uma estratégia de atuação que apoia a construção...
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sebrae tem trabalhado com o Encadeamento Produtivo, uma estratégia de atuação que apoia a construção de um relacionamento cooperativo e duradouro entre produtores rurais, ou
Esse projeto, com duração prevista até 2018, vai atender 60 produtores de leite que são fornecedores do Laticínio Miraela de Rolim de Moura. O Sebrae em Rondônia pretende aportar 70% em recursos para atender os custos e a empresa âncora, Miraela, junto com os produtores se comprometem com os 30% restantes. Durante o exercício de 2015 serão estruturados projetos semelhantes para outras regiões, com a mesma natureza de operações unitárias e processos produtivos.
Para tal finalidade, o Sebrae estruturou o Projeto de Encadeamento Produtivo (EP) de Laticínio nos dias 11 e 12 de março em Rolim de Moura. Estiveram presentes na reunião de estruturação os empresários Pedro e Rogério Bertelli da empresa Miraela e 13 produtores rurais que representaram os demais fornecedores dos municípios de Rolim de Moura, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé e Castanheiras, além das Instituições EMBRAPA, SEAGRI, IDARON, EMATER, SENAR, Banco da Amazônia e do Sebrae Nacional.
Em sua concepção e desenvolvimento, o projeto compreende negociação com a empresa âncora, formação da governança composta pelas Instituições, pelos representantes dos produtores e pelos empresários do laticínio. Suas principais ações serão consultorias técnicas de boas práticas da pecuária leiteira, realização de seminários e repasse de ferramentas de gestão da propriedade, além visitas técnicas a eventos da cadeia produtiva em RO e a outros estados.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!