Semusa oferece testes rápidos de DSTs em evento dedicado à saúde de caminhoneiros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participou da ação “Comando de Saúde na Rodovia”, promovido pela Polícia Rodoviária Federal nesta quarta-feira, 11 de março. Durante o evento que aconteceu nas proximidades da BR 364, km 6, no pátio do Posto Miriam, foram realizados testes rápidos para detectar aids e as hepatites B e C, além de distribuição de preservativos e outros serviços.
Segundo o coordenador da ação, Inspetor Torres, o propósito é levar atendimentos básicos de saúde a caminhoneiros onde há grande concentração dos mesmos, pois trata-se de um público que dificilmente tem tempo para ir ao médico ou procurar algum serviço em unidades de saúde. Os caminhoneiros que compareceram também tiveram acesso à aferição da pressão arterial, testes de glicemia, verificação de índice de massa corporal e tipagem sanguínea gratuitamente.
Ao todo foram realizados 141 testes para detectar aids e as hepatites B e C. Para Aldeane Monteiro, chefe da Divisão de DST/Aids da Semusa, o balanço foi positivo. “Esse tipo de ação é importante para descobrir possíveis doenças sexualmente transmissíveis o mais cedo possível e assim permitir que o usuário tenha maiores chances de cura ou controle das doenças. Sabemos que os caminhoneiros percorrem várias cidades em pouco tempo, então é nosso trabalho incentivar os hábitos preventivos a essas pessoas e evitar a disseminação de DSTs”, destacou Aldeane.
A mobilização acontece ao mesmo tempo em todo o país e tem quatro edições anuais. Esta foi a primeira edição de 2015 e contou com parceria da Semusa, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Exército Brasileiro, Sest Senat, Fimca, Uniron e Faculdade São Lucas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!