Rondônia terá primeiro Shopping Pró-Genética de Zebu

Rondônia terá primeiro Shopping Pró-Genética de Zebu

Rondônia terá primeiro Shopping Pró-Genética de Zebu

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por ocasião da 4ª Rondônia Rural Show, que acontecerá  de 27 a 30 de maio, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, será realizado o  primeiro Shopping Pró-Genetica de Rondônia. A novidade foi anunciada durante reunião, na terça-feira (3), no escritório da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), também em Ji-Paraná.

De acordo com o coordenador de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Júlio Peres, o objetivo do evento é fornecer animais de reconhecido valor genético registrado em definitivo na ABCZ, com exame andrológico, atestado negativo de brucelose e tuberculose. A proposta é dar segurança sanitária e garantia de melhoramento genético para o criador que venha adquirir esses animais.

O coordenador da Seagri destacou o pioneirismo em apresentar aos produtores um material genético superior, que trará melhoramento significativo ao rebanho. “A outra vantagem do Shopping Pró-Genética é que, independente do nível social do produtor, sendo ele pequeno, médio ou grande, terá acesso a esses animais registrados a um preço médio comercial, viabilizado pela parceria da ABCZ e o governo do estado”, disse.

Conforme Guilherme Henrique Pereira, Zootecnista, técnico responsável pelo Escritório Regional da  ABCZ, o Shopping terá durante os quatro dias uma amostra de animais com preços fixos à venda. “O produtor que desejar adquirir os animais vai lá no curral, olha o animal que mais o agrada, a raça e negocia direto com o vendedor ou representante do mesmo”, explicou.

PRÓ-GENÉTICA

O pró-genética é um programa concebido pela ABCZ e apoiado pelos governos Federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão de obra rural, que tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no País.

“É um projeto que deu certo.  Ele vem para difundir a genética e facilitar o acesso a animais melhoradores. Em Rondônia temos 112 produtores cadastrados com material genético que não perde em nada em nível de Brasil. A rusticidade do zebu, a prolificidade e a sua adaptabilidade ao clima de Rondônia fazem dele a raça ideal para o estado,” enfatiza Pereira.

O governo do estado, através da Seagri, vem investindo na capacitação tecnológica da cadeia produtiva.”A construção da usina de calcário foi o primeiro passo para melhorar a qualidade das pastagens do estado. E o Pró-Genética vem para melhorar a qualidade do rebanho bovino”, apontou Evandro Padovani, secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS