Porto Velho será sede do 1º Fórum Lixo e Cidadania
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nos dois primeiros dias, acontecerão palestras para o público em geral, enquanto as demais datas da programação serão reservadas para catadores, estudantes e representantes de entidades envolvidas com a temática abordada.
O evento que acontecerá no auditório do Ministério Público do Trabalho será promovido pela Associação dos Catadores dos Materiais Recicláveis de Porto Velho (Asprovel) e o Instituto Babaçu da Amazônia.
Segundo a pedagoga e analista ambiental, Izabel Cristina da Silva, que é coordenadora geral do Fórum, a proposta é desenvolver ações para viabilizar a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos (lixo) nos bairros da Zona Leste da Capital de Rondônia.
"Nossa inteção é conseguir esse objetivo com a organização social dos catadores e sensibilização da comunidade, priorizando a educação ambiental e a ocupação, além da geração de renda por meio da inclusão social", adianta ela.
As palestras sobre temas ligados ao tratamento dos resíduos sólidos serão proferidas por palestrantes de Rondônia e de outros estados, cuja coleta seletiva já é realizada com sucesso.
Durante os trabalhos com os catadores, serão desenvolvidas atividades voltadas para a capacitação da categoria profissional responsável pela limpeza urbana. Haverá também ações com o objeitvo de sensibilizar a comunidade que deve saber direcionar corretamente o lixo, um dos principais desafios da sociedade moderna.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!