Aberto oficialmente ano letivo nas escolas do município
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, abriu oficialmente nesta segunda-feira, 09, o ano letivo na rede municipal de ensino. A solenidade aconteceu na escola Padre Chiquinho com a presença da secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Josineia Rodrigues; do diretor da escola, Luiz Filho; do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Mário Jonas; do vice-governador Daniel Pereira; servidores da Semed, alunos e professores do estabelecimento.
Das 70 escolas da zona urbana, em apenas cinco as aulas ainda não iniciaram. As escolas Antônio Augusto Rebelo, Francisco Erse e São Pedro estavam servindo de abrigo para as famílias vítimas da enchente do rio Madeira do ano passado e por isso tiveram o ano letivo comprometido. As outras duas são as escolas de educação infantil Meu Pequeno Jones e Semente de Araçá que passam por reformas. A previsão é de que nesses estabelecimentos as aulas iniciem em março.
Em março também iniciam as aulas nas 64 escolas da zona rural. Nesses, as aulas tiveram que ser suspensas no ano passado porque foram inundados pela enchente do Madeira. “Tivemos esse problema na zona rural, por isso a secretaria decidiu iniciar o ano letivo no interior em data diferente da região urbana”, explicou Josineia Rodrigues.
A secretária-adjunta da Semed adiantou ainda que, por determinação do prefeito Mauro Nazif, a secretaria implantará este ano pelo menos mais cinco escolas em tempo integral. O novo sistema passará a funcionar nas escolas Estela de Araújo Compasso, no Marcos Freire; Francisco Chiquilito Erse, no Cuniã; Padre Chiquinho, no Areal; Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum; e Santo Antônio I, na Estrada Santo Antônio. Cada uma delas terá uma turma de 75 alunos totalizando 375 alunos. No distrito de Extrema, a escola José Augusto já funciona com o sistema de tempo integral com uma turma de 150 alunos.
O vice-prefeito Dalton Di Franco, que representou o prefeito Mauro Nazif na cerimônia, lembrou que a educação é a base para se construir uma carreira de sucesso em qualquer área e a educação de qualidade é que faz a diferença no aprendizado. “A educação tem um impacto muito grande em todas as áreas de nossa vida, além de ser um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento do país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural”, frisou.
O vice-governador, Daniel Pereira, parabenizou a iniciativa da prefeitura de priorizar a implantação da educação integral no município e assegurou que esse sistema não pode ser visto apenas como uma medida para manter os alunos o dia todo na escola. Vai muito além disso. “Essa é uma medida que serve também para proteger esses alunos que passam a ficar mais tempo na escola”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!