Obras dos viadutos começam em março

Obras dos viadutos começam em março

Obras dos viadutos começam em março

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O consórcio formado pelas empresas Equipav, Concresolo, Madecon, contratadas para a realização das obras remanescentes dos viadutos na área urbana de Porto Velho, apresentou nesta sexta-feira ao DNIT o cronograma de trabalho, cujo início está previsto para março, com as obras de drenagem e terraplanagem. Os trabalhos de  pavimentação começam em abril.

A informação foi divulgada pelo superintendente regional do DNIT RO/AC, Fabiano Martins Cunha, que reiterou o compromisso do órgão com a entrega das obras tão reclamadas pela população da capital e usuários da rodovia. Segundo ele, a previsão é de que os trabalhos possam ser incrementados logo após o final do período chuvoso, com a perspectiva, segundo o cronograma, de terem sido concluídos pelo menos 80% deles ainda em 2015 e final das obras na metade de 2016.

Fabiano Cunha mostrou-se otimista em relação à empreitada, que tem se configurado em verdadeiro desafio para a autarquia desde outubro de 2013, quando foram afinal concluídos os levantamentos dos serviços remanescentes. A preocupação da Superintendência é não permitir novas interrupções no andamento dos trabalhos até sua entrega à população da capital. Por isso os técnicos estarão atentos a qualquer eventualidade que possa interferir na sua execução. O custo total previsto é de R$ 76 milhões.

O superintendente fez questão de divulgar a cronologia das ações do DNIT desde o fim da delegação das obras à Prefeitura de Porto Velho, em outubro de 2013. Nessa data foram apresentados os levantamentos dos serviços remanescentes pela empresa supervisora Consol - Engenheiro e Consultores, também responsável pela elaboração do projeto original. O Anteprojeto estava definido, bem como o orçamento. Trabalhavam-se, então, nos ajustes finais dos Atos Preparatórios. No entanto, a data-base do orçamento referencial era de Novembro/2012 e fora necessário atualizá-la para Março/2013.

O orçamento foi atualizado pela empresa supervisora no final de novembro. No entanto, como consequência da má execução do Convênio com a Prefeitura (TT-220/2008), existiam serviços novos e de retrabalhos que não constavam no SICRO-2 (Sistema de Custos Rodoviários). Em função disso, portanto, as composições de custos unitários e preços necessitavam de aprovação do DNIT (CGCIT). Além disso, no início de dezembro de 2013, foi divulgada a Instrução de Serviço nº17/2013 que apresentava diretrizes para a elaboração de anteprojetos utilizados em licitações por RDCi, bem como a Medida Provisória nº.630/2013 elaborada pela Presidente da República que alterava a lei 12462/2011, que trata do RDC.

No fim do mês de dezembro de 2013, a Superintendência adequou e encaminhou a documentação necessária ao DNIT/SEDE, para que fosse dada continuação aos trâmites necessários para a efetivação da licitação. Decorrido o tempo até março de 2014, as pendências em relação aos serviços e preços novos que necessitavam de aprovação do DNIT ainda persistiam e foram acordadas em abril. Ademais, no mesmo mês de abril/2014, a Procuradoria Federal Especializada questionou a data-base do orçamento que estava com o SICRO de março/2013.

Por fim, no final do mês de abril de 2014, o orçamento foi atualizado para o último SICRO vigente, Janeiro/2014, e toda documentação necessária fora encaminhada, novamente, ao DNIT/SEDE para continuação nos trâmites para publicação do edital da licitação. Após realização do RDC eletrônico, em junho de 2014, o resultado da licitação foi homologado, em 23 de julho de 2014, e declarado vencedor o consórcio Equipav – Concresolo – Madecon, com o valor de R$ 76.490.000,00.

Em 26 de agosto de 2014, foi publicado o extrato de contrato nº.702/2014-00, o qual celebraram o DNIT e o consórcio, com vigência de 27/08/2014 a 13/11/2016. Em 15 de setembro foi dada a ordem de serviço para início dos trabalhos da contratada, que ficou responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo da obra, no prazo de 4 meses, conforme estabelecido no Edital RDCi nº.272/2014-00.

No entanto, em reunião realizada na Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, no dia 17/10/2014, foi determinado que o consórcio contratado deveria apresentar o cronograma de apresentação dos projetos, tendo em vista a não apresentação de nenhum projeto até então. A DPP estabeleceu um prazo de 5 dias para o consórcio apresentar o plano de ataque e cronograma de elaboração dos projetos, e assim foi cumprido.

Não obstante, o consórcio contratado não cumpriu os prazos estabelecidos no cronograma que eles próprios elaboraram. Sendo de entendimento da fiscalização que deveria ocorrer penalização ao consórcio, tendo em vista o atraso no cronograma e a situação degradante que a obra se encontra. O consórcio foi notificado.

Uma nova reunião, provocada pela Superintendência Regional do DNIT/RO/AC, foi realizada em 29 de janeiro deste ano, em razão dos atrasos na elaboração dos projetos básico e executivo. A DPP convocou reunião no DNIT/SEDE, para que o consórcio apresentasse os esclarecimentos sobre os motivos do não cumprimento do cronograma. Com isso, após acordo entre as partes, foi determinada pela DPP a apresentação de um novo plano de ataque e cronograma até hoje, 06/02, o que afinal ocorreu.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS