Crea-RO promove curso para capacitação de produtores rurais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No dia 31 de janeiro, aconteceu o encerramento do curso básico “Cultivo Intensivo sobre Camarão em água doce, promovido pelo Crea Rondônia em parceria com o Instituo Brasileiro de Avaliações e Perícias – IBAPE e a Pacaas Engenharia.
A solenidade de encerramento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o vice-governador do estado de Rondônia, Daniel Pereira, do secretário de Agricultura do Estado, Evandro Cesar Padovani, o presidente do Conselho, Engenheiro Civil Nélio Alencar, e do IBAPE, Luiz Carlos Alves, o diretor da Pacaas, Engenheiro Antônio Almeida, além de representantes do setor, produtores rurais e imprensa.
O idealizador do curso, engenheiro Antônio Almeida, iniciou o discurso parabenizando o Governo do Estado pelo apoio oferecido e destacou o início da piscicultura em Rondônia.
“O ano de 1980/81 marcou o início desta área no estado. O atual governador assumiu o Estado, em 2010, com a produção de pescado de 12 mil toneladas. E em novembro de 2014, o estado atingiu, merecidamente, o título de maior produtor de tambaqui do mundo com a produção de 80 mil toneladas. Esse curso foi o marco balizador do novo rumo da aquicultura em Rondônia e agradeço todos os parceiros por esta grande contribuição”, pontuou Almeida.
O presidente do Crea-RO, Nélio Alencar, ressaltou a importância do curso para o avanço da piscicultura na região.
“É mais um mercado que se abre para os profissionais do sistema Confea Crea. Hoje, o Conselho tem uma outra formatação, buscando parcerias com instituições sérias que contribuam com o desenvolvimento do Estado. Parabéns aos participantes que acreditaram no curso e que todos os conhecimentos fortaleçam o setor que marca o novo ciclo do camarão em Rondônia”, destacou Alencar.
O vice-governador cumprimentou a mesa de abertura e ressaltou a atuação do Governo na área. “Está sendo criada uma nova expectativa de produção e o Estado contribuiu bastante para isso. O aumento na criação do pescado nos últimos quatro anos são avanços significativos. O Estado procura articular com todos os segmentos e nos colocamos à disposição para auxiliar todas as atividades que possam gerar emprego, renda e felicidade ao povo rondoniense”, disse.
O curso
Com carga horária de 28 horas, o curso capacitou 37 participantes, e foi ministrado pelo engenheiro de pesca e produtor de camarão no Ceará, Henrique Jorge Rebouça, e o Engenheiro Antônio Almeida.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!