O delegado regional de Ariquemes, Renato Morari, fez um alerta à população da cidade e do Vale do Jamari: quem faz “gato”, ou seja, desvia energia elétrica para pagar uma conta menor, está cometendo um grave crime e pode ser preso.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O delegado regional de Ariquemes, Renato Morari, fez um alerta à população da cidade e do Vale do Jamari: quem faz “gato”, ou seja, desvia energia elétrica para pagar uma conta menor, está cometendo um grave crime e pode ser preso. “O furto de energia, mais conhecido como ‘gato’, atualmente é enquadrado no artigo 155, mas poderia ser qualificado como furto qualificado mediante fraude, o que resultaria em crime inafiançável. Mas, os delegados em acordo com o Judiciário e o Ministério Público, para evitar a prisão de pessoas que não saibam que essa prática é crime, são enquadradas apenas no furto simples com pagamento de fiança. Se não pagarem, vão para o presídio. Somente o juiz pode liberá-lo”.
Segundo Renato Morari, pelo menos há 80 inquéritos correndo na delegacia regional por furto de energia elétrica. “Fomos procurados pela Eletrobras que indicou que Ariquemes e a região do Vale do Jamari é campeã em furto de energia elétrica. O levantamento de 80 inquéritos é uma prova disso. Vamos combater essa prática criminosa doa em quem doer, já que quem é honesto e não faz gato, acaba pagando a mais na conta por quem desvia”, afirmou ele.
Diante disso, as Polícias Civil e Militar estão fazendo uma força tarefa para orientar a população e combater os gatos na rede de energia elétrica. “Os policiais estão orientados a conduzir o dono da residência até a delegacia. A Eletrobras faz as vistorias nos locais suspeitos, chama a Polícia Militar. Caso a perícia detecte o ‘gato’, é dada a voz de prisão para o dono da casa. Existem dois modos de fazer os gatos: na ligação direta, desviando um fio do relógio e o outro quando se danifica o contador, fazendo-o girar mais lentamente. Isso está sendo combatido em toda a região de Ariquemes e Vale do Jamari. A orientação é que a pessoa não faça gato. Quem fizer, será preso, seja o pai de família ou a mãe de família ou o responsável pela residência”, encerrou o delegado Renato Morari.
Rondônia campeã
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revela que Rondônia é uma das campeãs no desvio ou furto na rede de distribuição. Segundo o levantamento, o estado está em quinto lugar com 23% do total levado às casas que são perdidos por conta dos “gatos”.
A Eletrobras distribuição Rondônia fica atrás apenas do Amazonas, Pará, Piauí e Alagoas que ocupam as primeiras posições no quesito das perdas de energia elétrica por conta dos furtos na rede.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!