A ordem de serviço que possibilitou o início das obras, foi assinada ainda no ano de 2014.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), foi contemplada pelo Governo Federal com recursos para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa) 24 horas. A ordem de serviço que possibilitou o início das obras, foi assinada ainda no ano de 2014.
A nova unidade de saúde surge para desafogar a demanda do Hospital Municipal de Ariquemes, que hoje recebe pacientes dos municípios do Vale do Jamari, fato que tem sobrecarregado o atendimento em determinados momentos na referida unidade.
Devido a necessidade de modificações no projeto, a obra da Upa veio a ser paralisada, sendo que após realizados os devidos ajustes pela equipe técnica da Prefeitura de Ariquemes, a empresa responsável pela execução retornou as atividades no início do mês de dezembro.
O projeto da UPA de Ariquemes é do Porte II, conforme o portaria do Ministério da Saúde (MS), que segundo o programa possui leitos de observação e uma capacidade de atender até 300 pacientes por dia, ao primeiro nível de assistência de média complexidade, em urgência e emergência.
Esta unidade está sendo edificada na Avenida Tancredo Neves na mesma quadra em que se encontra o Hospital Municipal, e possui um custo de R$ 2.392.715,45, sendo R$ 2 milhões oriundos do MS e o restante de contra partida da Prefeitura.
A Upa surgirá para complementar serviços importantes implantados no Município, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tem sido referência em todo interior do Estado de Rondônia. O Samu de Ariquemes conta com sede própria e sete ambulâncias, sendo duas com UTI e duas semi UTI. Conta também com a excelência em atendimento móvel, agora implantado nos município vizinhos, destacando a região neste tipo de serviço prestado à comunidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!