Semsau intensifica campanha vacinação contra pólio e sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acaba na próxima sexta-feira (28)

Semsau intensifica campanha vacinação contra pólio e sarampo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acaba na próxima sexta-feira (28). A imunização começou no dia 8 de novembro em todo o país. De acordo com a coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), mostram que, até o momento, 47,41% de crianças receberam a dose contra a pólio, o que representa menos de 50% da meta estabelecida em Guajará-Mirim. No caso do sarampo, 43,91 % de crianças foram vacinadas – não atingido também a metade do público-alvo.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) acaba na próxima sexta-feira (28). A imunização começou no dia 8 de novembro no município.

O número apresentado pela responsável de imunização no município, Keyla Sicsú, até o momento foram vacinadas 1.877 crianças contra pólio e 1.532 contra o sarampo. A recomendação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, já que a dose vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia.

No caso do sarampo, a vacinação está sendo feita em crianças entre 1 e 5 anos incompletos. Cerca de 3.959 crianças devem ser imunizadas com a tríplice viral que também protege contra a rubéola e a caxumba, e a paralisia infantil, dado este apresentado por Keyla Sicsú como o número total ainda a ser atingido. O número de crianças vacinadas na área indígena e ribeirinha ainda não foram somados ao total da área urbana, conforme noticiou a coordenadora a reportagem do “O Mamoré”.

A campanha conta com a participação profissionais de saúde e de veículos terrestres e fluviais, para garantir a vacinação em locais de difícil acesso. “Vale ressaltar que, para garantir que o esquema básico seja cumprido, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, a rubéola e a caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos do Sistema Único de Saúde”, informou a coordenadora de imunização no município. Continua a vacinação para crianças nos seguintes Centro e Postos de Saúde: Carlos Chagas, Sandoval Meira e Irmã Maria Agostinho.

 

Doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacina. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS