Biblioteca Francisco Meirelles realiza semana da Consciência Negra

Biblioteca Francisco Meirelles realiza semana da Consciência Negra

Biblioteca Francisco Meirelles realiza semana da Consciência Negra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Biblioteca Francisco Meirelles realiza nos dias 24 a 28 de novembro a Semana da Consciência Negra, com o tema: O Mundo precisa querer nos ouvir. O evento terá em sua programação: palestras, minicursos, exposições e mesas de debate. A Prefeitura de Porto Velho juntamente com o Instituto de pesquisas de Rondônia (IPRO), Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos (GEPIAA) da Universidade Federal de Rondônia, Instituto federal de Rondônia (IFRO) apoia esta iniciativa.   
De acordo com o diretor da Francisco Meirelles, Adson Kleber Santos Muniz, é importante trabalhar o tema da consciência negra, principalmente, a discriminação ainda muito presente em Porto Velho e no Brasil. “É um assunto que precisa estar em debate constante. E a biblioteca está com uma cooperação com o Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia. Também de 24 a 28 de novembro acontece na biblioteca, para todos os usuários e população, palestras realizadas pelos acadêmicos da Unir”, afirma o diretor.   
Adson Muniz, disse ainda que a Biblioteca tem que ser um ambiente que promove a cultura. “As bibliotecas não podem mais ser vistas como uma extensão da escola, e sim, como um centro de pesquisa, discussão e espaço cultural”, explica Adson.
Programação     
No dia 24 de novembro às 19 horas, na Biblioteca Francisco Meirelles, acontece a abertura do evento com a palestra: Os Discursos do trono sobre a escravidão. Com os palestrantes: José Famir Apontes, Uilian Nogueira e o professor mestre Mauro de Alcântara (IFRO).
Também dá início a Exposição de artes, com a professora Laura Jane Marques e os artistas convidados, Osmaildo Silva, Jorge Rosa e Alessandra Duarte.
Dia 25 de novembro às 19h.30min.
Local: Acontece concomitantemente no IFRO e no Biblioteca Francisco Meirelles as amostras de Cineclube com o filme: Mississipi em chamas. Debatido pelo professor Uilian Nogueira.
Mostra de cinema: 12 anos de Escravidão. Debatido pela professora mestre Neyla Ocampo.
Minicurso: “As legislações sobre o Negro ao longo da História”. Ministrante: professor Uilian Nogueira e Prof. Doutor, Marco Teixeira.
Minicurso: “Racismo Ambiental e os Conflitos com populações afrodescendentes”. Ministrante Bernadete Lopes.
Minicurso: “A escravidão no Brasil no segundo reinado”, Ministrante: Professor mestre Mauro de Alcântara.
Dia 27 de novembro, às 19h 30min.
Mesa-Redonda: “Racismo e ações afirmativas: O negro e as políticas de Estado no Brasil e em Rondônia”. Participantes: professores Gustavo Gurgel, Bernadete Lopes, Marília Pimentel e Raimundo Jorge.
No dia 28 de novembro, às 19:30, na biblioteca Francisco Meirelles acontece o encerramento do evento, com o professor doutor Marco Teixeira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS