Indígenas invadem Funasa e cobram melhorias na saúde em Vilhena

Segundo o cacique pagê, José A., faltam medicamentos, insumos e transporte.

Indígenas invadem Funasa e cobram melhorias na saúde em Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prédio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Vilhena, está tomado por cerca de 60 índios da aldeia Mamaindê, que fica localizada há quase 80 Km, entre o município de Comodoro (MT) e Vilhena.

A ocupação começou nesta quarta-feira, 19, segundo os chefes por melhores condições de vida, em se tratando de assistência à saúde e trabalho.

Segundo o cacique pagê, José A., faltam medicamentos, insumos e transporte.

“Estamos aqui reivindicando mais a questão do trabalho do chefe da Sesai, queremos a demissão dele, pelo mau atendimento na questão da saúde. Esses repasses não estão sendo feitos da forma correta? Ou então, nós, os índios, será que não temos recursos destinados à saúde? Ou será que o Ministério da Saúde não aplica o recurso na saúde indígena?” Questiona o líder.

Ainda segundo os líderes indígenas, crianças e adultos estão morrendo pela falha no atendimento. “Por isso nós estamos pressionando os responsáveis e ficaremos instalados aqui até chegar uma resposta”, destacou o pagê.

“A gente podia estar lá, em nossa comunidade, em nossa aldeia, mas não. Viemos até aqui reivindicar. Só queremos assistência na área da saúde, pois quando precisamos de cuidados médicos ficamos à mercê do destino na Casa do Índio (Casai)”, desabafou a cacique das mulheres Elizabeth M..

“Estamos lutando por todas as etnias, todas as aldeias para trazer melhorias”, finalizou o cacique Alírio M. da aldeia “Água Suja”, instalada em Nova Conquista.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS