O projeto visa aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artísticas, literárias e históricas a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sonho Meu, realizou o projeto Viajando na Sacola Mágica da Leitura. Projeto esse aplicado para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º Ano), entre os meses abril e novembro.
O projeto visa aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artísticas, literárias e históricas a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico. Enfocando o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilita a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo. Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de histórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a história lida, usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar. Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.
O principal objetivo do projeto é estimular a leitura entre as crianças através de contos de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.
Para o encerramento do projeto, foi realizada a feira do livro com a participação dos professores, alunos, pais e comunidade, onde foram expostas todas as atividades voltadas a prática de leitura, tais como: O livro confeccionado pelos alunos, produções de textos individuais e coletivos, cartaz com as músicas trabalhadas dentro e fora de sala, painéis dos contos e outros.
A avaliação dos alunos durante o Projeto foi feita mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita de forma contínua e formativa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!