O difícil diagnóstico e tratamento da depressão - Por Carlos Terceiro

Fatores biopsicossociais influenciam no aparecimento da doença.

O difícil diagnóstico e tratamento da depressão - Por Carlos Terceiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Freud atribuiu as neuroses nos adultos aos traumas de infância onde sua intensidade varia em cada pessoa. Este trauma rompe a proteção do Ego e causa uma desordem psíquica, fazendo com que o individuo não apresente mais a mesma capacidade de “relembrar e elaborar” e possua uma “incapacidade de pensar”.

Tratada por muitos estudiosos de diferentes áreas como o mal do século 21, a depressão é hoje a quarta maior causa de morte no mundo. Devido aos seus sintomas diversos – cerca de 200 classificados – e variados causadores – problemas biológicos, psicológicos ou sociais, além do uso de medicamentos, álcool e drogas, o tratamento da depressão é algo único e individual, que varia para cada paciente.

O profissional necessita de muito cuidado no momento do diagnóstico, pois a depressão pode estar relacionada, encobrindo outra doença, assim, devendo o profissional da psicanálise analisar todo o histórico do paciente. O trabalho multidisciplinar, envolvendo psiquiatra e, caso haja debilidade física, fisioterapeuta, não deve ser ignorado pelo analista, porque a ajuda é mesmo multidisciplinar.

A depressão costuma causar distúrbios do sono, pensamentos de morte, ansiedade, o que pode fazer com que o individuo se automedique com drogas lícitas, incluindo o álcool, ou siga o caminho das drogas ilícitas, fazendo com que sua condição seja ainda mais prejudicada. A utilização destes componentes mascara por um tempo os sintomas e trata somente deles, não de sua causa. Também há a depressão porfíria, causada por um distúrbio metabólico hereditário.

Os depressivos leves possuem no mínimo cinco sintomas da doença. Entre eles são comuns: ritmo diminuído relacionado às atividades que lhe geravam prazer, rendimento no trabalho já não se mantém o mesmo e visão de um futuro negativo. Já os depressivos graves, além dos conhecidos pensamentos e planos suicidas, apresentam contínuo transtorno de humor e lentidão cognitiva e/ ou de movimentos. O isolamento e a dificuldade em manter a autoestima positiva são mediadores chaves para a depressão.

Conforme Seligman, o maior número de depressivos encontra-se no gênero feminino devido aos seguintes fatores: maior desamparo devido a fatores sociais, propensão à ruminação (manter-se fixa na mesma situação com os mesmos pensamentos) e a necessidade de sentir-se incluída no padrão de beleza estabelecido em seu meio. Por faixa etária, o grupo que mais é acometido pela depressão é o da terceira idade e é nos jovens seu maior crescimento.

A depressão recorrente é diagnosticada em pacientes que apresentam mais de um episódio depressivo - aqueles que por mais de dois meses ficaram sem apresentar os sintomas e após o período voltaram a apresentá-los. A depressão crônica é diagnosticada nos indivíduos que possuem os sintomas por mais de dois anos - Depressivos crônicos podem apresentar a “depressão dupla”, onde apresentam também sintomas distímicos: apresentando uma visão distorcida da realidade. Para um diagnóstico de depressão pós-parto é preciso que os sintomas se apresentem logo nas primeiras quatro semanas após o nascimento do bebê.

Existe uma probabilidade de indivíduos com proximidade de parentesco de primeiro grau desenvolver depressão devido a uma pré-disposição genética e a atmosfera familiar. Há evidências de que os fatores sociais são mais influentes que fatores genéticos.

*Carlos Terceiro, estudante de doutorado clínico em Psicanálise pela ABMPDF

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS