Apesar da compra ter sido feita não é possível entregar os medicamentos devido à grande escala de demanda
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Jaru - Semusa enfrenta problemas na aquisição de seis medicamentos que faltam no município. Estes medicamentos são Buscopan, Ceftriaxona, Cefalotina, Oxacilina, Ampicilina e Cloranfenicol. A ausência desses medicamentos se deve à falta de matéria prima e ao aumento do dólar.
De acordo com responsável pela farmácia do hospital, a farmacêutica Larissa Taufmann, a prefeitura já efetuou a compra dos remédios, porém as empresas não conseguem entregar devido à grande escala de demanda, a qual varia de 15 a 20 mil ampolas por ano.
Explicou ainda que a alta do dólar também influencia na compra da matéria prima, segundo ela, com o dólar alto não é possível adquirir os medicamentos, pois o valor é determinado pelo governo através da tabela da Câmara de Regulação de Mercado dos Medicamentos – CMED.
“Se a gente comprar acima do valor da tabela o Tribunal de Contas nos penaliza”, frisou Larissa. Disse também que em alguns casos os médicos realizam a substituição por medicamentos similares.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!