O abaixo assinado já conta com mais de 600 assinaturas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Indignados com a elevação desproporcional do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2014, moradores de Governador Jorge Teixeira, desde a última semana estão se mobilizando e organizam um abaixo assinado para que o valor do Imposto seja revisto pelas autoridades municipais.
Segundo informações apuradas por nossa reportagem, o abaixo assinado já conta com mais de 600 assinaturas e deverá ser subscrito também, pelos parlamentares do município, que se declararam apoiadores do movimento democrático promovido pelos moradores.
Nesta segunda-feira (22), um líder religioso do município e um dos responsáveis pela elaboração do abaixo assinado, esteve reunido com os vereadores e solicitou a assinatura dos parlamentares e o apoio da Câmara para que o valor cobrado pela Prefeitura Municipal possa ser revisto, ou, que um caminho que beneficie a população seja encontrado.
Desde a última segunda-feira (15), data em que os moradores começaram a receber os carnês do IPTU 2014, moradores têm se demonstrado indignados com o aumento desproporcional em relação ao último ano. Segundo declarado por alguns moradores, a elevação em alguns imóveis passa de 500%.
De acordo com o Departamento de Arrecadação Tributária (DAT), a elevação na cobrança do imposto nesse ano se deu em razão do cálculo estar sendo feito sobre a nova planta de valores dos imóveis, elaborada pela equipe da Prefeita Cida do Nenê, e aprovada pela Câmara de Vereadores em setembro de 2013, sob a Lei Municipal n. 659/2013.
Prefeita Cida do Nenê, atendendo a um Projeto de Lei da Prefeitura, a Câmara de Vereadores aprovou o aumento do IPTU 2014.
Em 2014 a Prefeitura está concedendo desconto de 20% para pagamento da cota única, com vencimento para o dia 09 de outubro. Após esse período, os contribuintes poderão optar pelo pagamento em até 3 vezes sem acréscimo de juros, com pagamentos iniciados no dia 10 de outubro de 2014.
Durante a sessão desta segunda-feira (22), os vereadores declararam que irão se reunir com a Assessoria Jurídica da Casa de Leis para saber qual mecanismo poderá ser usado para que a população não pague os altos impostos. Foi discutida também a possibilidade da criação e eventual aprovação de uma Lei dando maiores descontos ao IPTU, agora resta saber qual o posicionamento da autora do significativo aumento na cobrança do imposto, a Prefeita Cida do Nenê.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!