A primeira etapa da campanha foi lançada no ano passado com foco inicial nas escolas de ensino médio e agora será ampliada para as escolas de ensino fundamental.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar participou na quinta-feira, dia 11 de setembro, do lançamento da campanha conte até 10 em Guajará-Mirim, a qual consiste em quatro roteiros de aula, que tratam de questões relacionadas à violência nas escolas, como o bulliyng.
A primeira etapa da campanha foi lançada no ano passado com foco inicial nas escolas de ensino médio e agora será ampliada para as escolas de ensino fundamental. Os roteiros de aulas estão inseridos em cartilhas que serão encaminhadas a todas as Promotorias de Justiça do Estado para ser encaminhadas as escolas de ensino fundamental e médio.
Héverton Aguiar destacou a importância do projeto para instituir uma cultura de paz nas escolas. “Estudos da faculdade de Medicina da USP que quando uma pessoa é provocada ou sofre uma agressão seu organismo é bombardeado pela adrenalina. Essa adrenalina entra em 10 minutos na corrente sanguínea, e se a pessoa consegue resistir em 10 segundos, ela se dissipa e a pessoa não revida a agressão”, explicou o chefe do Ministério Público Estado.
As atividades em Guajará Mirim tiveram início às 15 horas com a saída do passeio ciclístico. Logo após, haverá a abertura oficial do evento com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar; da diretora do CAOP Educação, Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, integrantes do Exército, da Coordenadoria de Educação, e autoridades locais.
Às 16 horas, o comandante do 6° Batalhão de Infantaria de Selva, tenente-coronel Reginaldo Vieira de Abreu, proferiu palestra com o tema Juventude e Cidadania. Também faz parte da programação apresentação de coral e de grupo de dança da Escola Alkindar Brasil de Arouca; apresentação do Comandante do Subgrupamento de Bombeiros Independentes, tenente-coronel Nivaldo Azevedo Ferreira, com o tema “Resgatando valores”; entrega de condecorações a atletas de Guajará-Mirim e apresentação de artes marciais. Para encerrar o evento, foi realizada uma corrida de 2.500 metros.
A campanha ‘Conte até 10’ foi lançada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENAPS), com o objetivo de sensibilizar a sociedade a reduzir os homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!