Um dos locais mais aprazíveis e também um dos principais ponto turísticos de Porto Velho, Fortaleza do Abunã, distante cerca de 265 quilômetros do núcleo urbano da capital rondoniense, começa a se preparar para receber os turistas que lotam o distrito nessa época do ano. Passado o pesadelo vivido com a enchente deste ano, o administrador Paulo Fernandes da Silva, afirma que é preciso olhar para frente e não deixar se abater com o que aconteceu. “Fomos muito afetados com essa enchente, mas temos que seguir em frente e precisamos trabalhar para recuperar o tempo perdido”, disse.
O que tem deixado mais otimista o administrador é a baixa do nível do rio que deixou à vista a praia onde todo ano acontece o festival, principal evento de Porto velho dentro do calendário para a temporada de verão. A praia ficou submersa com a enchente e o temor era de que o rio não recuasse até a chegada do verão. “Vivemos essa aflição, mas felizmente o rio baixou e já estamos preparando o distrito para receber os visitantes que por aqui aparece todos os anos. Já concluímos o serviço de limpeza, com a retirada do entulho e do lixo que estavam acumulados nas vias”, adiantou.
Outro fator positivo apresentado pelo administrador, diz respeito à estrada que dá acesso à Fortaleza do Abunã. A estrada também foi recuperada e está em boas condições de trafegabilidade. “Quem quiser pode vir que a estrada está boa. Vamos recepcionar todos muito bem”, frisou. Durante a temporada de verão, mais 8 mil pessoas chegam a visitar Fortaleza do Abunã, e o festival do distrito é considerado um dos maiores Festivais de Praia de Rondônia. Além da rica paisagem natural, as várias atrações culturais e desportivas costumam atrair pessoas de várias localidades tanto do Estado, como também do Acre e até do Amazonas.