O evento teve como pauta o Acesso à Justiça, um tema abrangente e em busca de um mundo melhor.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Semana passada, o Conselho Estadual da OAB de Rondônia realizou a “XII Conferencia Estadual dos Advogados”, um evento que está pautado regimentalmente em cada gestão, em cada mandato, e serve, como um divisor de águas. O diretor Acadêmico da ESA (Escola Superior de Advocacia), Dr. Vinícius Lemos, falou do objetivo dessa Conferência. “Conseguimos, via Escola Superior da Advocacia ESA/RO, respaldar academicamente a Seccional, para a realização de um grande evento, pautado pela busca de uma educação continuada aos profissionais do direito, especialmente os advogados locais, num grande encontro de celebração da advocacia local, com um retrospecto do que se fez e a abertura de novos caminhos para o restante da gestão”. Disse.
O evento teve como pauta o Acesso à Justiça, um tema abrangente e em busca de um mundo melhor. Tema escolhido pelo nosso coordenador acadêmico, ex-Conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Jorge Hélio Chaves de Oliveira, que brindou com a palestra que abrilhantou o dia da abertura, 21 de agosto. Um ideal, uma busca do advogado, ser uma ponte cada vez mais coesa e real para a justiça, para quem necessita do acesso à justiça. Além desta palestra, a presença de dois Ministros do STJ, Luis Felipe Salomão e Antônio Carlos Ferreira, respectivamente sobre o “Judiciário do Futuro” e sobre o “Quinto Constitucional”, dois temas importantes, atuais e pertinentes a toda a classe jurídica. Tema relevante para um evento dessa magnitude.
A presença maciça do Conselho Federal, representado pela figura do Vice-Presidente Nacional Claudio Lamachia, para a abertura do evento e primeiras palavras, bem como do Secretário Geral do CFOAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Pereira de Souza Neto, que com palavras importantes sobre “Reforma Política”, sobre a busca de um novo rumo eleitoral para o País, a busca por um ideal. A Conferência Estadual dos Advogados marca o meio de uma gestão, um ponto para o que foi realizado e o que ainda está por vir.
A Escola Superior da Advocacia tem buscando no dia a dia, propiciar diversos eventos, parcerias, palestras, intercalando atividades na capital e no interior, em prol de um contato maior com a classe, levando oportunidades de educação continuada. A Conferência demonstra uma oportunidade como essa, de possibilidade debates de alto nível acadêmico, com proposituras e ampliação de temas, respaldando o Conselho Seccional com o prestígio que hoje detêm, ao realizar uma Conferência com a presença maciça do Conselho Federal, bem como de Ministros do STJ. Ainda há o que realizarmos, e iremos em frente, sempre em prol do advogado e sua possibilidade de crescimento. Pontua o diretor acadêmico da ESA Vinícius Lemos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!