Criação de galinha caipira vai ampliar renda de moradores de Morrinhos

Criação de galinha caipira vai ampliar renda de moradores de Morrinhos

Criação de galinha caipira vai ampliar renda de moradores de Morrinhos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A criação de galinha caipira para corte tem tudo para se tornar uma das principais fontes de renda para moradores do reassentamento de Morrinhos, localizado a cerca de 50 quilômetros de Porto Velho. O pontapé inicial foi dado no ano passado quando a Santo Antônio Energia, atendendo um pedido dos moradores, forneceu os materiais necessários para a estruturação do projeto e a própria comunidade construiu os aviários. A concessionária também disponibilizou os pintinhos e a ração para os primeiros três ciclos de produção.
Todo o apoio técnico foi dado pela Emater que ensinou o sistema de criação, orientou com relação às medidas sanitárias, vacinação, prevenção de doenças, custos de produção e a alimentação das aves com o chamado manejo alimentar que aliou à ração restos de hortaliças, frutas e macaxeiras que são cultivados nos lotes dos moradores. “Conquistamos parcerias para a compra de ração direto com o produtor, o que barateou o custo de produção, mas também acrescentamos como alternativa alimentar os restos das produções dos lotes que além de serem saudáveis agregam valor e sabor na carne das aves”, explica o veterinário da Emater, Érico Azevedo.
O fornecimento dos materiais e as orientações possibilitaram a implantação de três unidades demonstrativas de criação de galinha caipira em Morrinhos, sendo uma delas no lote do senhor Tomaz Cardoso, de 69 anos. Ele conta que ganhou os pintinhos com um dia de vida e que agora aguarda o término do ciclo de 90 dias, quando as galinhas atingirão dois quilos e poderão ser comercializadas. “Eu já criava galinhas quando morava no Joana D´Arc. Quando me mudei para cá recebi o apoio da Santo Antônio Energia e da Emater para ampliar os trabalhos”, declarou. “Estou com 350 galinhas e daqui a poucos dias começarei a vendê-las. Estou muito feliz e tenho fé em Deus que este trabalho dará muito certo”, salientou.
Para mostrar cada detalhe dos trabalhos do lote do sr. Tomaz para outros moradores de Morrinhos e arredores, a concessionária e a Emater realizaram no início deste mês um Dia de Campo que contou com a presença de cerca de 80 pessoas. Na ocasião, os pequenos produtores rurais aprenderam sobre o sistema de criação que pode garantir lucro médio de 25%. Caso se interessem em executar projeto semelhante em seus lotes, eles podem obter crédito via Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) com projeto elaborado pela Emater.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS