Extrativistas brasileiros expulsos da Bolívia serão assentados em Candeias do Jamari - VÍDEO

Uma missão diplomática conduzida pelo Consulado Brasileiro em Cobija (BO) e OIM – Organização Internacional para Migrações da ONU, com apoio do Incra em Rondônia levou 24 famílias para conhecerem o projeto de PAF Jequitiba em Candeias do Jamari

Extrativistas brasileiros expulsos da Bolívia serão assentados em Candeias do Jamari - VÍDEO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta terça-feira (12), uma missão diplomática conduzida pelo Consulado Brasileiro em Cobija (BO) e OIM – Organização Internacional para Migrações da ONU, com apoio do Incra em Rondônia levou 24 famílias para conhecerem o projeto de PAF Jequitiba em Candeias do Jamari, onde serão assentados, sete anos após serem expulsos da Bolívia por paramilitares campesinos do país vizinho

O assentamento fica distante cerca de 120 km da capital e terá apoio do Incra/RO através de projetos de financiamento e fomento da atividade extrativista.

Dennis Rodriguez, coordenador do projeto de reassentamento Brasil Bolivia disse desde o conflito em 2007/2008, quando centenas de brasileiros foram expulsos da faixa de fronteira ( 50KM) do pais vizinho, a OIM identificou e encaminha no projeto o reassentamento em território brasileiro de cerca de 600 famílias.

 ‘“A maioria optou pelo estado do Acre, foram 153 famílias em 2012, 96 em 2013 e até o final de 2014, mais 320 expatriados serão reassentados” disse Dennis.

O Consul do Brasil em Cobija (BO), Guillermo Arantes Barbosa afirmou que com o apoio do Incra/RO e OIM, hoje se concretizava um trabalho com sucesso, resgatando a dignidade de cidadãos brasileiros”

Marquelino Santana do projeto Ética e Cidadania que acompanha os extrativistas expulsos e trabalhou incansavelmente para o reassentamento das famílias em solo brasileiro afirmou que o processo está sendo bem encaminhado e esta visita em PAF jequitibá é mais um passo que as famílias possam decidir se aceitarão as terras e recomeçarão suas vidas na ‘pátria mãe’.

Os extrativistas fizeram um reconhecimento da área e a grande maioria optou por aceitar a localização ofertada pelo Incra e devem em breve iniciar processo administrativo para fazerem a mudança de Extrema de Rondônia para Candeias do Jamari.

VEJA VÍDEO
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS