Semas realiza levantamento sobre a condição de atingidos por enchentes em distritos

Semas realiza levantamento sobre a condição de atingidos por enchentes em distritos

Semas realiza levantamento sobre a condição de atingidos por enchentes em distritos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A secretária municipal de Assistência Social (Semas), Josélia Ferreira, pelos dias 06, 07 e 08, percorrerá os distritos do eixo da BR visitando famílias atingidas pelas cheias dos rios Madeira, Abunã e Jacy-Paraná. A ação tem como principal objetivo levantar novas informações para direcionar as atividades de socorro e assistência às vítimas.
Uma das questões preocupantes para a secretária é a falta de água para o consumo diário. “Sabemos que a Caerd está trabalhando para religar a rede de abastecimento, mas ainda há muitas famílias sem água. Em Abunã, o Frigorífico Santa Rita está fazendo doações de água, mas quem mora muito distante tem tido dificuldade de ir até o local para buscá-la”, disse Josélia, que também informou que a Semas está estudando uma forma de prover melhor a essas famílias. “Vamos disponibilizar a doação em local mais próximo. Adquirimos um bom estoque de água e podemos manter por mais tempo esse benefício. Nossa intenção é minimizar mais dos esforços dessas pessoas que já sofreram muito com as enchentes”, afirmou.
Outro trabalho a ser feito é a visita às famílias que retornaram às antigas moradias, apesar do estado em que as casas ficaram após as cheias. “Muitas pessoas estão em casas de parentes e outras em abrigos improvisados. Queremos fazer ao certo esse levantamento para saber quais encaminhamentos dar para a resolução do problema. Precisamos saber o que realmente é preciso providenciar para que as famílias retomem suas vidas”, observou a secretária.
Um dos locais mais necessitados de assistência social é Fortaleza do Abunã, localidade muito afetada pelas enchentes. As equipes da Semas estiveram recentemente em Abunã, mas a secretária retorna ao distrito agora para regularizar cadastramentos em programas sociais. Os distritos de União Bandeirantes e Extrema, apesar de não terem sido diretamente atingidos, acumularam carências devido ao longo tempo de paralisação da estrada de ligação entre Porto Velho e Rio Branco. “Vou na quarta-feira e levo comigo dois técnicos, um servidor da Assessoria Técnica, para dar apoio aos trabalhos, e uma assistente social, que vai realizar tarefas da sua área de atuação. Dentre as diversas ações a serem desenvolvidas, uma será os levantamentos sobre as famílias que não se cadastraram no Bolsa Família. Precisamos saber os motivos e esse trabalho não pode mais esperar. Trata-se de algo que quero resolver o mais depressa possível, pois há muitas outras coisas a serem feitas pela Semas e nós queremos partir para outros caminhos imediatamente essa questão”, concluiu Josélia Ferreira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS