Ainda neste ano deverá ser criada a Guarda de Trânsito Mirim – GTM –, grupo que será implantado pela Polícia Militar em 15 municípios, reunindo em cada um deles cem crianças e jovens, meninas e meninos com idade dos 8 aos 15 anos, exceto Porto Velho que terá 120 crianças, sendo 80 egressos da comunidade e 40 filhos de policiais, num total de 1.520 alunos. Para que se materialize, o subtenente Nascimento, coordenador do policiamento comunitário da Zona Sul em Porto Velho e idealizador do grupo, apresentou ontem (23) ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, o projeto de criação, com pedido de apoio financeiro para ajudar nas despesas de implantação, principalmente na compra do fardamento.
A GTM será coordenada pelo Núcleo de Polícia Comunitária, vinculado ao 1° Batalhão da PM, sob responsabilidade da tenente Michelly da Guarda ao presidente projeto. “Trabalhar a criança é de fundamental importância para garantir uma educação futura no trânsito", diz Nascimento, explicando que Rondônia já possui 14 Guardas Mirins, mas nenhuma direcionada ao trânsito. “Com a GTM de Porto Velho as outras unidades de guardas-mirins poderão se adequar dentro do ensinamento das leis de trânsito, de forma que seus participantes atuem na prevenção de acidentes”.
O principal objetivo da Guarda Mirim de Trânsito, segundo Nascimento, é “contribuir com as famílias e as instituições de ensino na boa formação do caráter intelectual, moral, civil e física, com ênfase à educação de Trânsito”. Seus integrantes participarão ainda de campanhas educativas, de eventos, orientação na frente das escolas e até mesmo como guias turísticos nos pontos mais frequentados.
Os trajes serão os mesmo dos policiais que atuam no trânsito, apenas com uma adequação no calçado. Ao invés de coturnos, calçarão sapatos. Como forma de estimular a disciplina, serão criados postos de graduação mirim até a patente de capitão ou capitã.
Os integrantes da GTM são orientados sobre temas diversos, como noções gerais de legislação de trânsito; educação física; educação moral e cívica; noções de primeiros socorros e de higiene; noções de música e canto; ordem unida; noções gerais de direito; noções de ecologia e preservação do meio ambiente; noções sobre a história de Rondônia; orientação vocacional; noções de informática e palestras sobre resistência ao uso de drogas; aproximação com a comunidade, qualificação profissional e relações entre a polícia e a comunidade.
O deputado Hermínio Coelho, que estava em audiência com o comandante-geral da PM, coronel Fernando Pretz, elogiou o projeto e se comprometeu em pedir o apoio dos demais deputados para que, depois das eleições, aprovem a transferência de recursos do orçamento da Assembleia Legislativa para o Fundo Especial de Reequipamento Policial.