Segundo a Associação Rondoniense de Municípios – Arom, isto fará que o Fundo passe dos atuais 23,5% para 24,5% em 2016, o que se estima para os municípios de Rondôniaum aporte financeiro na ordem de R$ 54 milhões ainda neste mandato.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No dia de ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda Constitucional nº 39/2013, de autoria da Senadora Ana Amélia (PP/RS), cujo relatório do Senador Armando Monteiro (PTB/PE) e com uma emenda do Senador Humberto Costa (PT/PE) que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios em 1%, sendo 0,5% em 2015 e mais 0,5% em 2016.
Segundo a Associação Rondoniense de Municípios – Arom, isto fará que o Fundo passe dos atuais 23,5% para 24,5% em 2016, o que se estima para os municípios de Rondôniaum aporte financeiro na ordem de R$ 54 milhões ainda neste mandato. O recurso pode ser aplicado na área de escolha da prefeitura, considerando sua necessidade.
O presidente da Arom, prefeito Marinho, de Machadinho do Oeste, reconhece que embora o aumento não seja dos 2% que estavam na proposta inicial do movimento municipalista, este 1% será muito bem vindo e ajudará os gestores neste momento de crise, e que a entidadecontinuará lutando por mais recursos.
Na Câmara Federal, a Comissão Especial que trata de outra PEC, a de número 406/2011, onde está apensada a PEC 341/2013 com o mesmo teor da aprovada no Senado, não houve acordo entre o relator deputado Danilo Fortes (PMDB/CE) e o Deputado Pedro Uczai (PT/SC) sobre qual proposta iria à votação, e foi prorrogada para o próximo dia 05/08 a votação das propostas.
O relator insiste na aprovação dos 2% de aumento do FPM e o integrante do Partido dos Trabalhadores alega que o Governo Federal fechou um acordo no Senado com um aumento de 1%, então ficaram de tentar um acordo até o dia 05/08 com a possibilidade de algum recurso ainda para este ano.
Conforme o presidente Marinho, a Arom segue no aguardo da finalização das negociações, mas pede pressa ao Congresso, para que aprove esta matéria o mais rápido possível efetive esta conquista. “Isto representa o nosso esforço e de todos os prefeitos do País em conseguir aumentos percentuaisaos recursos, para que possamos executarmais e satisfazer nossa comunidade”, comemorou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!