O Conselho Municipal do Direito das Mulheres já existia no papel há mais de 10 anos e em 2005 foi implantado.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Centro de Referência Especializado no Atendimento a Mulher Vítima de Violência – Creas Mulher, da secretaria municipal de Assistência Social – Semas, comemorou na manhã da quarta-feira (02), na sua sede, na av. Venezuela, nº 2360, bairro Embratel, o 6º ano de sua implantação no município de Porto Velho. “O Creas Mulher de Porto Velho, que é a abreviação do Centro de Referência Especializado no Atendimento a Mulher Vítima de Violência surgiu em 2005, mas a sua implantação só veio acontecer em 2008, junto à Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A implantação dos serviços foi em 2008, mas desde 2005 que o Movimento das Mulheres, as organizações não governamentais, lutam de forma organizada em prol dos direitos da mulher.
O Conselho Municipal do Direito das Mulheres já existia no papel há mais de 10 anos e em 2005 foi implantado. Com o Conselho Municipal efetivado deu força para criação de outras políticas de atendimento a mulher, foi quando ocorreu a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e o Centro de Referência Especializado no Atendimento a Mulher Vítima de Violência, e posteriormente, a Casa Abrigo em 2010”, informou a psicóloga Betânia Assis, diretora do Centro de Referência.
O Creas Mulher realiza atendimento as mulheres vítimas de violência tanto da zona urbana quanto da zona rural de município de Porto Velho. Para as mulheres vítimas de violência o Centro de Referência presta serviços psicossociais e jurídicos, bem como, todo o suporte necessário.“O espaço do Centro de Referência e da Coordenadoria eram locados. Com a implantação, no dia 20 de dezembro de 2013, do Espaço Mulher, ganhamos então locais próprios para o funcionamento do Centro e da Coordenadoria. É a concretização de um sonho de vários anos das organizações das mulheres em Porto Velho. O nosso prefeito Mauro Nazif e a nossa secretária, Josélia Ferreira, foram sensíveis ao perceber que necessitávamos de um local adequado para realizarmos nosso trabalho”, disse Betânia Maria. “Todas as mulheres vítimas de violência devem procurar o Centro de Referência, espontaneamente ou encaminhada pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que funciona muito bem em Porto Velho, que é modelo, podemos dizer, para outras cidades do Brasil.Temos na Rede de Enfrentamento em Porto Velho, a Vara Especializada no Atendimento da Mulher, no Ministério Público existe uma Promotoria só pra tratar sobre violência contra a mulher, Defensoria Pública que é o Núcleo Maria da Penha, o Centro de Referência que atende mulher vítima de violência, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e a Delegacia da Mulher.
O sonho nosso é que essa Delegacia venha a funcionar 24 horas, segundo frisou a diretora Betânia. “Estamos trabalhando muito no propósito maior que é a efetivação dessas políticas públicas que levam às mulheres do nosso município, respeito e dignidade. Vamos sempre fortalecer as equipes desse trabalho e agradecer ao nosso prefeito Mauro Nazif que tem dado todo apoio que necessitamos para realizar nossas ações em prol da defesa dos direitos da mulher”, disse a secretária municipal de Assistência Social (Semas), Josélia Ferreira, que estava presente, prestigiando as comemorações do 6º ano de implantação do Centro de Referência Especializado no Atendimento a Mulher Vítima de Violência.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!