Ter um espaço para passeio e lazer é um desejo da população da Capital e que começa a ser concretizado reurbanização do Espaço Alternativo, localizado na avenida Jorge Teixeira, entre o Hospital de Base e o Aeroporto.
Até a conclusão das obras, para que o cidadão possa se exercitar, é necessário que haja a interrupção de uma via de acesso ao aeroporto, causando transtornos para motoristas que se deslocam para aquela região.
Após o término das obras, a população terá pistas de caminhada, que serão construídas nos canteiros centrais, pistas de corrida e de ciclismo, que ficarão localizadas nos dois lados da pista, “garantindo segurança e espaço para todos se exercitarem sem necessidade de interrupção da via”, garantiu o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER), Diego Auler.
No total, afirma o engenheiro, a obra terá 2,2 km de extensão. “A parte de drenagem e movimentação de terra já estão concluídas, agora começa a parte de urbanização”, afirmou, garantindo que a obra será entregue no prazo estipulado, que será no fim do mês de setembro.
Diego também garantiu que as 1.460 árvores que foram retiradas para que a obra fosse possível, estão em um canteiro, aguardando para serem replantadas. “Além delas, serão plantadas outras 400 mudas de árvores para urbanizar o local”. A pista que será utilizada para corrida e ciclismo já começou a ser concretada em um dos lados da pista, informou Diego.
O complexo de esporte e lazer terá pistas de corrida, ciclovias, pistas de caminhada, área de descanso, academias de ginástica ao ar livre e quiosques. A pista de caminhada no canteiro central terá, segundo o engenheiro, passarelas que passarão por cima dos retornos de veículos.
A obra, que já conta com parecer favorável do Comando Aéreo Regional, está 34% concluída e consumirá, ao final, R$ 22 milhões, com recursos próprios do governo do estado. Todo o percurso de caminhada e passeio será devidamente iluminado, tanto nos canteiros centrais como nas passarelas, informou Diego.