A Polícia Militar de Cacoal recebeu uma denúncia anônima no início da noite deste domingo (16), informando que um homem em uma motocicleta CG 150 Titan de cor vermelha faria o transporte de Ji-Paraná para Cacoal ainda naquela noite de uma considerável quantia de drogas. Diante da grave denúncia, uma equipe de Policiais Militares do Serviço Reservado do 4º BPM montou uma campana na entrada da cidade a fim de coibir a entrada do entorpecente no município e prender o infrator.
Por volta de 20 h e 15 minutos, os PM’s avistaram um motociclista com as características idênticas as que foram passadas na denúncia e deram voz de parada ao condutor, que ao notar que iria ser interceptado, empreendeu fuga em alta velocidade por dentro do residência Green Ville. Durante a fuga, o agente acabou caindo da motocicleta abandonando-a juntamente com uma mochila que levava consigo nas costas e embrenhou-se em uma área alagada de difícil acesso.
Os PM’s empenhados na abordagem, solicitaram apoio das guarnições de Rádio Patrulha e cercaram toda a área, enquanto alguns deles estavam dentro do mato no encalço do agente. Outra equipe retornou ao local, onde havia ficado a motocicleta e encontraram a mochila contendo em seu interior dois grandes tabletes e uma pequena poção de maconha totalizando 2.850 Kg.
Diante de algumas averiguações, os PM’s descobriram que a motocicleta abandonada pertencia a Cleóbolo da Silva Gomes, 39 anos, vulgo “Cleobola ou Baiano”; e, por já ser conhecido no meio policial, os PM’s do Serviço Reservado montaram uma nova campana próximo de sua residência e lograram êxito em sua prisão, enquanto Cleóbolo saia de dentro de um mato a poucos metros de sua casa localizada na Rua José Mendes Filho no Bairro Josino Brito já por volta de 23 h e 45 minutos.
Foi feito uma revista minuciosa na residência e em um terreno baldio ao lado da casa do acusado, mas foram encontradas apenas duas placas de motocicletas. “Cleobola ou Baiano” como é conhecido, ainda tentou argumentar que não se tratava da mesma pessoas que os PM’s estavam a procura, mas estava todo molhado e sujo de lama. O que mais deixou os PM’s intrigados, é como o acusado teria se locomovido tão rápido os 04 Km percorrido dentro de uma área alagada coberta de mata.
Diante da situação, Cleóbolo da Silva foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil juntamente com a droga para que a autoridade policial de plantão possa tomar as devidas providências.
Cleóbolo já possui antecedentes criminais por vários delitos e possui uma extensa ficha criminal. Ele já cumpriu pena por roubo no Urso Panda em Porto Velho e Agenor Martins de carvalho em Ji-Paraná. No ano de 2005, ele teria participado do roubo de uma caminhonete na cidade de Ariquemes e foi preso na mesma noite chegando à cidade de nova Mamoré, onde resistiu à prisão e chegou a efetuar disparos de pistola 9mm contra policiais daquele município. Em 29 de Setembro de 2009, Cleóbolo foi detido no Posto da Polícia Rodoviária Federal em Ji-Paraná em posse de uma motocicleta CG 150 Titan com registro de roubo/furto. Na ocasião, ele foi indiciado como incurso nas penas do Art. 180 do CPB e condenado há 01 ano e 06 meses de reclusão.
O caso mais recente envolvendo o nome de Cleóbolo ocorreu em 27 de Abril de 2014, onde a Polícia Rodoviária Federal de Jataí – GO, realizou uma abordagem em um ônibus interestadual que seguia pela BR-364 fazendo o itinerário Cuiabá a Rio de Janeiro e acabou encontrado uma mochila com cinco tabletes de pasta base de Cocaína. Durante a revista minuciosa realizada nas bagagens dos passageiros, Cleóbolo desapareceu do ônibus sem dar se quer satisfação e ficou como principal suspeito de ser o proprietário da droga.