Sorteio contempla os primeiros moradores do Residencial Orgulho do Madeira

Pessoas não contempladas terão nova chance de concorrer no sorteio de duas mil casas no próximo sábado

Sorteio contempla os primeiros moradores do Residencial Orgulho do Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de quatro mil pessoas participaram do sorteio que definiu a cota especial de 120 casas para idosos e portadores de deficiências, no Residencial Orgulho do Madeira, realizado pelo governo estadual no sábado, 14, no espaço de eventos da Talismã 21.
Morava de favor
Dentre as contempladas está dona Isaura Soares, que mora há muitos anos de favor e agora aos 65 anos, acaba de conquistar a tão sonhada casa própria. “Estou muito emocionada, esperei minha vida toda pra ter uma casa e quando eu menos esperava apareceu a oportunidade e agora eu realizei meu maior sonho”, desabafou.
Isaura Soares e mais dois outros candidatos pertencente ao grupo dos idosos receberam a casa sem participar do sorteio, porque tiveram o maior número de critérios no processo de seleção, sendo os que têm menor renda e maior risco social, cumprindo a legislação dos programas habitacionais.
“A execução dos Programas Minha Casa Minha Vida e Morada Nova, no estado de Rondônia é feita de forma transparente, com o acompanhamento de órgãos fiscalizadores, conselhos de direitos, e o sorteio é realizado de forma justa, para que todos aqueles que precisam de uma moradia possam concorrer de forma igual”, destacou o governador Confúcio Moura.
O governador frisou ainda que o sorteio é apenas a primeira etapa do Residencial Orgulho do Madeira. “Em Porto Velho, o governo federal e governo estadual investem na construção de mais de 12 mil moradias de interesse social, todos os empreendimentos estão com obras em execução. Vamos reduzir consideravelmente o déficit habitacional na capital”, a exemplo de Ji-Paraná, que foram entregues 593 casas na sexta-feira.
Participaram do sorteio 1708 candidatos, entre idosos e pessoas com deficiência que realizaram a inscrição no ano passado, passaram por processo de visitas domiciliares e análise cadastral e foram aptos a concorrer às casas.
Trabalhou a vida toda
Outro beneficiado com a casa própria foi Geraldo Moreira de 66 anos. Ele conta que chegou em Rondônia há vinte anos e desde então mora de favor em um sítio. “Trabalhei minha vida toda e nunca consegui comprar, ou construir uma casa, agora estou me aposentando e nem consigo acreditar que irei morar na minha casa”, declarou Geraldo.
Chefe de família
Edna Oliveira foi contemplada na cota de pessoas com deficiência. Ela é mulher chefe de família e tem um filho com paralisia. Edna conta que vive com renda de um salário mínimo e gasta muito com o filho que precisa de remédios e tratamento especial. “Jamais iria conseguir comprar uma casa. Esse é o momento mais feliz da minha vida, agora fico mais tranquila de ter um lugar seguro para cuidar do meu filho”, desabafou.
Nesta primeira etapa foram sorteadas 120 casas, sendo 60 para cada grupo, atendendo a cota de 6% de 2 mil unidades habitacionais. “Os candidatos aptos a este sorteio que não foram contemplados, terão uma segunda chance no próximo sorteio, que será realizado no dia 21 (sábado), para os candidatos do grupo geral”, explicou o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.
O Residencial Orgulho do Madeira é fruto da parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado de Rondônia e Prefeitura Municipal. A parceria foi destacada pelo prefeito Mauro Nazif, que destacou a importância das moradias para a população de Porto Velho. “Temos um déficit habitacional grande para ser superado, mas com a execução dos programas habitacionais na capital, vamos melhorar esses números”.
O sorteio contou ainda com a presença de deputados estaduais, vereadores, secretários estaduais e municipais, representantes do Banco do Brasil e representantes dos conselhos de direitos dos idosos e das pessoas com deficiência.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS