Prefeitura de Guajará elabora estratégias com participação da sociedade

Prefeitura de Guajará elabora estratégias com participação da sociedade

Prefeitura de Guajará elabora estratégias com participação da sociedade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito de Guajará-Mirim/RO, Dúlcio Silva Mendes, abriu discussão com as entidades representativas do setor de comércio e serviços do município, para mostrar a órbita técnica em que seu plano de governo avança ou sofre aprimoramentos de gestão. O debate foi estendido pelo gestor à Associação Rondoniense de Municípios – Arom, que mediou as conversações trazendo dados e apresentando sugestões estratégicas. O encontro ocorreu na última quarta-feira (11).
Por determinação da presidente da Arom e prefeita de Jaru/RO, Sônia Cordeiro, a entidade recebeu em sua sede administrativa, em Porto Velho/RO, os presidentes da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim – Acisgm, Delny Cavalcante Junior, e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia – Facer, Gerson Zanato, que se fizeram acompanhados do diretor de relações institucionais da Acisgm, Sydney Dias da Silva e assessores.
Na reunião, o prefeito Dúlcio explicou que sua gestão optou por acolher as demandas apresentadas pelas entidades representativas de classe, para que, dessa forma, possa tomar decisões conjuntas, visando melhorias ao município. Um dos principais problemas destacados pelo administrador e os dirigentes trata da área de saúde, em especial o hospital regional, que vem sendo custeado, em grande parte, pela prefeitura, enquanto que deveria haver comprometimento da administração estadual. 
Dentre os apontamentos de soluções feitos pelos participantes, está a elaboração de um planejamento estratégico com a disponibilidade de profissionais especialistas trazidos de fora pela instituição municipalista. Desta forma, ficou definido que, em 30 dias, a equipe gestora da prefeitura deverá apresentar a Arom um levantamento de dados como: valor da dívida do município (previdência, compromissos assumidos), capacidade de endividamento, o índice de folha, receita própria, repasse constitucional e valores de transferências obrigatórias.
Após compiladas todas as informações que precisam receber gestão acelerada com o plano que será elaborado, o prefeito Dúlcio instituirá um concelho formado por personalidades representativas apontadas pela comunidade. O órgão municipal funcionará como via de ida e volta de informações numa comunicação interativa com os munícipes. Das reuniões, sairão decisões importantes para se obter as mudanças desejadas, contudo, decisões que podem não ser populares, como demissões ou a ativação de cobranças culturalmente ainda não praticadas.
Uma das saídas apresentadas pela Arom e acatadas de pronto pelo prefeito trata-se da instalação de um posto fiscal municipal para assegurar participação no ICMS. O modelo estrutural e os respaldos jurídicos são disponibilizados pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin. A medida deverá causar impacto positivo significante, pois deve somar às mudanças iniciadas pela gestão como: ajustamento nas leis arcaicas existentes - código de postura, plano diretor – “Essas iniciativas devem tornar a prefeitura mais operacional e qualificada”, destacou o prefeito.
A situação calamitosa ocasionada com as enchentes e alagamentos na cidade de Guajará agravou o cenário de morosidade em receber recursos para a governança em que se encontra o município. Em razão do atual contexto, Dúlcio decidiu que sua comunidade ficará iterada da problemática, onde se encontram os entraves administrativos e quais medidas estão sendo tomadas. “A nossa ideia é envolver a sociedade, para que todos saibam do nosso esforço pelo equilíbrio do município e a retomada de seu crescimento”, disse.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS