Preocupado com as condições de trabalho dos policiais militares nas guaritas das unidades prisionais do Estado, o coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia discutiu com o Gabinete de Gerenciamento Institucional- GGI as condições de segurança externa das unidades prisionais do Estado, cuja atribuição legal é da Corporação Policial Militar.
Na reunião destacou-se os avanços no sistema prisional, destacando as construções de Unidades Prisionais para atender as demandas do Estado, investimentos para aquisição de tornozeleiras para monitoramento dos apenados que saem para trabalhar e estruturação de uma área específica para trabalho dos apenados. Também foram relatadas deficiências estruturais dos Postos de Serviço utilizados pela Polícia Militar, além da questão relativa à área de segurança externa de grande parte das Unidades Prisionais da capital e interior do Estado.
O GGI é um organismo do Estado com a participação de autoridades, federais e estaduais ligadas aos assuntos de Segurança Pública. As decisões do Gabinete são através da maioria do colegiado.
Durante a reunião, o coronel PM Prettz anunciou que fará estudos para melhoria de policiamento de guarda nas Unidades prisionais. Ele disse ainda que apresentará as demandas mais urgentes e necessárias em relação aos postos de serviço da Polícia Militar, área de segurança no entorno dos presídios. Como alternativa, apresentará à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, um estudo para viabilizar o monitoramento da área externa das Unidades Prisionais com câmeras e sensores de aproximação para tornar mais eficaz a segurança externa das penitenciárias.
Participaram da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI/SESDEC), o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Delegado Antonio Carlos dos Reis, o Secretário Adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM Cesar Adilson Bandeira Pinheiro, o Secretário de Estado de Justiça, coronel PM RR Paulo César de Figueiredo e assessores, o Secretário Adjunto de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Pedro Antonio Afonso Pimentel, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Fernando Luis Brum Prettz acompanhado do Coordenador Regional de Policiamento-I, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá e do Comandante da Companhia Independente de Polícia de Guarda, major PM Valdemir Carlos de Goes.
Participaram, ainda, um representante da Secretaria de Estado de Finanças, Patrick Robertson de Carvalho e um representante do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte de Rondônia, Engenheiro José Eduardo Guidi.