A Assembleia Legislativa de Rondônia condecorou com a Medalha do Mérito Legislativa, nesta quinta-feira (22), 23 personalidades civis e militares. A entrega da comenda aconteceu durante sessão solene no plenário das deliberações e contou com a presença de parlamentares, autoridades constituídas civis e militares, familiares dos homenageados, servidores públicos e convidados.
Coube ao deputado Hermínio Coelho (PSD) presidir a mesa dos trabalhos, que foi composta por Marco Antônio de Faria – subsecretário-chefe da Casa Civil; deputado Edvaldo Soares (PMDB); deputado Brito do Incra (PSD); desembargador Carlos Augusto Gomes Lobo – representante do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região; Cláudio José de Barros Silveira – subprocurador-geral de justiça do Estado de Rondônia; Euclides Sampaio Fróes – grão mestre honorário do Grande Oriente de Rondônia; e inspetor Nascimento – superintendente substituto da Policia Rodoviária Federal.
Na abertura do evento solene, o Coral do Ministério Público do Estado de Rondônia cantou o Hino Nacional e o Hino de Rondônia. A exibição foi marcante e aplaudida.
Deputados
O presidente da Assembleia Legislativa e um dos proponentes das condecorações, deputado Hermínio Coelho, agradeceu a presença de todos e se disse feliz por poder homenagear servidores públicos e pessoas que fizeram e ainda estão fazendo muito pelo Estado. “Por isso que o Estado é grande. Vocês contribuíram para o engrandecimento do Estado. O nosso reconhecimento aos senhores é extensivo aos familiares e amigos”.
Já o deputado Edvaldo Soares (PMDB) falou que os homenageados representam todos os servidores públicos e Poderes. Ressaltou que o Corpo de Bombeiros tem feito um trabalho de excelência, principalmente neste momento em que passa o Estado e, em nome do coronel Lioberto Caetano, parabenizou a corporação, destacando o trabalho que os bombeiros fazem em partos, quando necessário. Em nome do servidor Antonio Roberto, parabenizou todos os funcionários da Saúde; em nome da pastora e PM, Luciana Soares Rego, parabenizou todas as mulheres de Rondônia; e em nome do procurador Juraci Jorge da Silva parabenizou todos os procuradores do Estado.
Por outro lado, o deputado Brito do Incra (PSD) destacou o trabalho desenvolvido pelos homenageados, ressaltando o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros e pela Acrecid, que é o Banco do Povo. “São grandes homens e grandes mulheres que escrevem a história de Rondônia, pois são pais de famílias que deixam exemplo para seus filhos”, afirmou.
Ao falar sobre a homenagem ao procurador-geral de justiça, Héverton Alves de Aguiar, o deputado Hermínio Coelho fez questão de frisar que “não sou protegido pelo Ministério Público. Muitos falam maldosamente dessa forma. A nossa homenagem é pelo trabalho de combate da corrupção que esse cidadão realiza. A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, essa comenda mesmo tendo alguns deputados envolvidos em operações do Ministério Público”. Hermínio destacou as conquistas que a Assembleia Legislativa proporcionou ao MP, órgão que os parlamentares têm o maior respeito, como observou. Disse, no entanto, que se vier cometer deslizes, que seja punido dentro da lei. “É dessa forma que as coisas andam”, arrematou o presidente da Assembleia Legislativa.
O deputado Luizinho Goebel (PV) classificou como simbólica a homenagem oferecida pela Casa de Leis e que a essência da homenagem e muito maior. “Homens e mulheres, destemidos bandeirantes de Rondônia, que paraalcançar sucesso passaram por sala de aula e tiveram o apoio de um professor, essencial para qualquer pessoa. O deputado parabenizou a todos e desejou que continuem crescendo e ajudando no desenvolvimento de Rondônia.
Comendas
Em seguida, houve a entrega a das comendas aos homenageados. Coube aos deputados Hermínio Coelho, Edvaldo Soares e Brito do Incra a entrega das Medalhas do Mérito Legislativo às personalidades civis e militares. Cada homenageado foi aplaudido pelo público presente.
A Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa foi criada como forma de homenagear personalidades que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. A outorga da maior honraria da Assembleia Legislativa é uma homenagem dos deputados estaduaisem reconhecimentoao trabalho de pessoas que colaboram ou colaboraram com o desenvolvimento do Estado. É o resultado de bons serviços prestados a Rondônia.
Homenageados
Os homenageados agradeceram a deferência dos parlamentares. O coronel PM Pedro Leopoldo Bittencourt agradeceu, primeiro a Deus, pela homenagem e disse que não é o valor da Medalha do Mérito Legislativo e sim o reconhecimento ao trabalho. Encerrou enaltecendo o nome da organização que tem como ideal servir ao Estado de Rondônia.
O Subprocurador-Geral de Justiça de Rondônia, Cláudio José Barros Silveira, representando o Procurador-Geral Heverton Alves Aguiar, falou da satisfação do Ministério Público em constatar a maturidade do Parlamento de compreender o que cada um deve cumprir suas obrigações sempre com independência e harmonia. Agradeceu a cada parlamentar que assinou a propositura de homenagem e afirmou que “o recebimento de tão significativa honraria é a expressão máxima de que é necessário continuar acreditando ainda que contra as expectativas, pois viver órfão de esperança é morte lenta, é morte aos pouquinhos” observou.
De acordo com o coronel Caetano, do Corpo de Bombeiros, "esta medalha representa o esforço de um trabalho de dedicação, desde o profissional mais jovem até o mais antigo, da corporação.Somos uma corporação que trabalha em prol da população de Rondônia. Estamos muito gratos e satisfeitos com a homenagem, principalmente pelo autor, o deputado Edvaldo Soares, que conhece nosso Estado e que, certamente, viu o trabalho que a gente realiza", agradeceu.
O secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, representando o Governador do Estado, parabenizou à Assembleia Legislativa pela iniciativa de reconhecer com a homenagem as pessoas que prestam relevantes serviços ao estado de Rondônia. “Muito me orgulha esse reconhecimento. Sinto-me honrado por ser convidado a comparecer a este evento.” Marco Antônio também reconheceu todos os trabalhos desenvolvidos pelo procurador geral do Ministério Público de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar. “É um homem que tem um reconhecimento nacional dentro do Ministério Público e sabe comandar a instituição de dirige”, enalteceu.
Homenageados
Com a Medalha do Mérito Legislativo, a Assembleia Legislativa homenageou as seguintes personalidades civis e militares:
De propositura do deputado Edvaldo Soares (PMDB), foram condecorados o Coronel PM César, Coronel PM Bittencourt, Coronel BM Caetano, Tenente Coronel BM Farias, Major PM Figueirôa, Major PM Giffoni, 3º Sargento PM Bentes, 3º Sargento PM Rodrigues, Soldado PM Saraiva, 1º Tenente PM Renato Acácio CamhoniSuffli, Cabo PM Luciana Soares Rego, Antônio Roberto de Santana, e Juraci Jorge da Silva – procurador geral do Estado.
De autoria do deputado Brito do Incra (PSD), Lélio Lopes Ferreira Junior, Manoel Cipriano do Nascimento, Aníbal Martins Neto, Milton Pellucio, Andréa Caetano Celestino, e Julio César da Rocha.
Já o deputado Neodi Carlos (PSDC) condecorou o Coronel PM Amon Itaí Garret da Silva, Cabo PM René Marques dos Santos e 2º Tenente PM João Severino da Silva.De autoria do deputado Edson Martins (PMDB), Tenente Coronel PM Wanderley da Costa. De autoria do deputado Zequinha Araújo (PMDB), Cabo PM Lisiane Pereira de Souza Grutzmacher.O deputado Hermínio Coelho (PSD) apresentou o projeto de decreto legislativo e concedeu a Medalha do Mérito Legislativo ao procurador geral do MP de Rondônia, procurador Héverton Alves de Aguiar.
Edvaldo Soares, na direção dos trabalhos, encerrou o evento, afirmando que a homenagem tem de ser feita em vida. Ele agradeceu a presença de todos e se disse feliz com a sensação do dever cumprido com a entrega da comenda pelos bons serviços prestados ao Estado de Rondônia.