De acordo com o Ph.D Philip Martin Fearnside, houveram severas falhas nos estudos iniciais de impactos causados pelas usinas. Entre elas os estudos de sedimentação das orlas do rio Madeira dentro do perímetro urbano de Porto Velho.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma iniciativa inédita de ação conjunta entre o Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MP/RO), Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE) e da OAB, com apoio da Universidade Federal de Rondônia (Unir) promoveu na tarde desta terça-feira (20) um debate com três especialistas que expuseram seus pontos de vistas em relação aos impactos ambientais causados pela construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira em Porto Velho.
Os especialistas Philip Martin Fearnside, Ph.D. em Ciências Biológicas pela University of Michigan (EUA), pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, cientista do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007; Célio Bermann, doutor em Engenharia
Mecânica na área de Planejamento de Sistemas Energéticos pela FEM/Unicamp e professor visitante da Universidade do Texas-Austin; e Edna Castro, doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociale em Paris, professora da Universidade Federal do Pará e diretora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, foram escolhidos para apresentarem seus estudos e escabeçarem a comissão independente que irá acompanhar o refazimento dos estudos dos impactos de ambas as usinas do Madeira.
De acordo com o Ph.D Philip Martin Fearnside, houveram severas falhas nos estudos iniciais de impactos causados pelas usinas. Entre elas os estudos de sedimentação das orlas do rio Madeira dentro do perímetro urbano de Porto Velho.
“A força com que a água é sai da barragem e em cima da cidade de Porto Velho é descomunal, isso fez com que houvesse os desbarrancamentos que levaram centenas de residências. Nada disso havia sido previsto no plano de impacto ambiental das usinas”, disse o Ph.D Philip Martin Fearnside.
Estiveram presentes no debate representantes de órgãos de justiça de Rondônia, além de um grande numero acadêmicos e professores da UNIR.
Veja mais sobre o trabalho apresentado pelo professor Philip Martin Fearnside (Clique Aqui). Confira vídeo:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!