Defendendo com unhas e dentes o atual mandatário do município, o vereador Cabo Anjos ainda alegou que a imprensa local estaria “inventando fatos” para manchar a imagem de Nazif.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O pedido de investigação sobre denuncias de corrupção que poderia culminar com o processo de impeachment do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), foi arquivado na tarde desta terça-feira (6) em sessão plenária realizada na Câmara de Vereadores da capital.
Ao todo 14 vereadores votaram a favor do arquivamento,Jair montes , chico lata , Edimilson Lemos, José Wildes, Jurandir Bengala , Cláudio da Padaria, Marcelo Reis, Ana Maria Negreiros, Márcio Pacele, Cabo Anjos, Eduardo Rodrigues, Elis Regina , Fátima Ferreira e Macário Barros, 5 votaram contra, Aelcio costa, Didim, Everaldo Fogaça , Alan Queiroz e Leo Moraes e 2 se abstiveram, Delson Moreira e Sid Orleans.
Estiveram presentes na sessão todo o secretariado de Nazif, além de um grande numero de servidores comissionados do município que avidamente clamavam em defesa de Mauro Nazif.
A denuncia
O autor do pedido de impeachment foi o blogueiro Carlos Caldeira que protocolou diversas denuncias contra a administração Mauro Nazif na Câmara de Vereadores.
As denuncias iam desde esquemas de golpes do Fundo de Garantia do Município aplicados por funcionários indicados por Mauro a comporem a chefia da SEMDESTUR (Secretaria Municipal de Turismo), até suspeita da intenção de superfaturamento em cestas básicas compradas para atingidos da cheia do rio Madeira.
Também foi denunciado na Câmara de Vereadores outro possível esquema da Secretaria Municipal de Turismo em um pagamento de R$ 96 mil reais de aluguel em um prédio inativo.
Outra suspeita aponta obras já pagas pelo erário, porém não construídas pela prefeitura de Porto Velho no distrito de União Bandeirantes.
O relatório
O relator da comissão montada para apurar a denuncia, vereador Cabo Anjos (PDT) tentou a todo custo em seu relatório desqualificar o autor da denuncia, Carlos Caldeira, afirmando inclusive que havia interesses políticos.
Defendendo com unhas e dentes o atual mandatário do município, o vereador Cabo Anjos ainda alegou que a imprensa local estaria “inventando fatos” para manchar a imagem de Nazif.
Afirmando serem fantasiosas as matérias da imprensa de Porto Velho o vereador vira as costas para a cidade em que representa, uma vez que Porto Velho vem sofrendo uma anemia administrativa que saltam aos olhos de todos os cidadãos que diariamente utilizam os serviços públicos da capital.
Cabo Anjos é da base de sustentação de Nazif na Câmara de Vereadores, e do mesmo partido do vice-prefeito da capital, ele também foi apontado pela Polícia Civil de Rondônia em esquemas envolvendo financiamento ilegal de campanha.
O vereador Cabo Anjos concluiu que não havia nenhum indicio de má utilização do dinheiro público e que não havia necessidade da abertura do processo de investigação da denuncias apontadas contra a administração de Mauro Nazif.
Durante a sessão o presidente da Câmara Alan Queiroz (PSDB) e vereador Aelcio da TV (PP) afirmaram ser contrario ao conteúdo exposto no relatório. O vereador Aélcio afirmou que o relatório do vereador Cabo Anjos mais parecia uma petição do advogado de Mauro Nazif.
Com o arquivamento não haverá a investigação das denuncias pela Casa de Leis do munícipio de Porto Velho. Investigação essa que intimaria o prefeito Mauro Nazif e seu secretariado a prestarem esclarecimentos aos vereadores. Fato que não mais acontecerá.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!