Os professores e alunos da rede pública têm até esta quarta-feira (30) para se inscreverem na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o futuro’, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) junto com a Fundação Itaú Social. O programa beneficia o professor com materiais didáticos no intuito de aprimorar a redação dos alunos e a qualidade de ensino nas escolas públicas. Em Rondônia, mais de mil alunos já se inscreveram na olimpíada deste ano.
Poderão participar professores e alunos do ensino fundamental e médio, sendo que os estudantes dos 5º e 6º anos participam da categoria ‘Poema’; os 7º e 8º anos desenvolvem textos para o gênero ‘Memórias crônicas’; 9º ano do fundamental e 1º ano do ensino médio ficam com ‘Crônica’; e os alunos dos 2º e 3º anos elaboram o gênero ‘Artigo de opinião’. Todos os textos devem seguir o tema da edição deste ano – ‘O lugar onde vivo’.
O concurso conta com cinco etapas: escolar, municipal, estadual, regional e a nacional, realizada em dezembro, em Brasília. A bancada julgadora selecionará 500 textos semifinalistas (125 de cada categoria), contemplando os concorrentes com medalhas de bronze e oficinas de escrita e leitura. Na próxima fase, as redações são avaliadas a nível regional, e 152 professores e alunos são indicados para a etapa final e premiados com medalhas de prata e um tablet.
A etapa final da olimpíada elege 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora, e as escolas que estudam recebem laboratórios de informática, com dez computadores, uma impressora, projetor, telão e livros.
As inscrições para a olimpíada são feitas somente pelo site do Escrevendo o Futuro. Para ler o regulamento e realizar a inscrição, clique aqui.