Comitê Gestor segue exigências da OAB/RO e avalia Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Comitê Gestor segue exigências da OAB/RO e avalia Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Comitê Gestor segue exigências da OAB/RO e avalia Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após quase três meses de fortes chuvas e várias áreas alagadas em todo o estado, um comitê formado por representantes da União, Estado e Município conforme determinação da Ação Civil Pública, impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO),  iniciaram os trabalhos de avaliação do acervo localizado na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Seguindo as orientações da ação impetrada pela OAB, o grupo deverá emitir relatórios diários e apresentá-los a Justiça Federal a cada dez dias tendo em vista que as águas do Madeira invadiram grande parte do complexo da Estrada de Ferro, afetando boa parte dos galpões, maquinário e muitas peças do acervo do museu.

OAB/RO solicitou ainda que o Iphan catalogasse as peças do acervo, o que foi feito através de ajuda do 5° Bec que forneceu um catálogo que indicava as peças do museu. A partir deste catálogo foi possível identificar as peças que foram retiradas e as que ainda estavam no museu para elaborar os primeiros relatórios técnicos sobre a recuperação do acervo da EFMM.

Um trabalho de remoção foi realizado no galpão evitando que diversas peças fossem danificadas. A remoção foi efetuada em duas etapas. Na primeira etapa foram retiradas as peças menores, na segunda, contando com a colaboração do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), foram retirados estantes e armários mais pesados. Todo o material foi recolhido à Superintendência Estadual de Turismo (SET), situada no edifício conhecido como Prédio do Relógio.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, afirma que aguarda agora os primeiros relatórios para avaliar os possíveis danos causados ao acervo histórico de Rondônia.


Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS