Receita Federal amplia atendimento com programa chamado “Momento do Cidadão”

Receita Federal amplia atendimento com programa chamado “Momento do Cidadão”

Receita Federal amplia atendimento com programa chamado “Momento do Cidadão”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A fim de melhor atender o cidadão, a Delegacia da Receita Federal em Porto Velho lança no próximo dia 14, um programa especial e ampliado para esclarecer sobre as regras do Imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2014. O programa vai se chamar “Momento do Cidadão” com enfoque no IRPF/2014.
No programa, o cidadão vai receber atendimento focado na declaração desse ano, no horário das 7h às 13, às segundas e quartas-feiras, nos moldes do “Plantão Fiscal”. Já nas terças e quintas-feiras, haverá palestras com tira-dúvidas, no horário das 9h às 11h. Qualquer cidadão, inclusive acadêmicos, poderá se beneficiar.
O objetivo é orientar o máximo o cidadão e evitar erros na hora da prestação de contas com o “Leão”. “Vamos ampliar os esclarecimentos para diminuir erros comuns que geram “malha fina”, a atrasam o pagamento a restituição”, diz Claudiney Cubeiro dos Santos, delegado da Receita Federal em Porto Velho.
Foram entregues 60 mil declarações até agora
Faltando 23 dias para o fim do prazo de entrega das declarações, 60.824 contribuintes enviaram o documento em todo o estado de Rondônia, até à meia noite de ontem(6/4). Isto representa cerca de 35,46% declarações esperadas para esse ano que é de 170 mil.
Smartphones e Tablets
A declaração deve ser apresentada pela Internet, mediante a utilização do Programa Gerador de Declaração, disponível no sítio da RFB na Internet, ou pelo m-IRPF (através dos dispositivos móveis smartphones e tablets).
O m-IRPF possibilita que as declarações do imposto de renda das pessoas físicas sejam elaboradas através de dispositivos móveis (tablets e smatphones), conectados à internet, podendo ser apresentada a qualquer momento e de qualquer lugar. A implementação do m-IRPF marcou uma nova forma de relacionamento da Receita com o contribuinte quanto à captação de informações e envio da declaração à Receita Federal.
Dedução
O contribuinte que quiser doar a um dos fundos de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e repassados à RFB, poderá fazê-lo até 30 de abril próximo, com direito ao abatimento de 3% do total no IR ainda na Declaração atual.
A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho alerta o contribuinte para que não deixe para última hora o envio de sua declaração e evite possíveis transtornos como a dificuldade de acesso à internet. O prazo vai até o dia 30 desse mês e a multa por atraso na entrega é de 1% ao mês ou fração. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.
Alerta
A Receita Federal reforça o alerta de que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. Portanto, não abram, nem respondam mensagens que cheguem em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS