Inundação atinge famílias em oito municípios de Rondônia

Inundação atinge famílias em oito municípios de Rondônia

Inundação atinge famílias em oito municípios de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O rio Madeira manteve ontem nível de estabilidade, na faixa dos 19, 58 metros, situação que ocorre desde sexta-feira (28), com 3.464 famílias atingidas, das quais 1.380 precisaram ser transferidas para abrigos em Porto Velho e distritos. As inundações também afetam moradores dos municípios de Cacoal, Candeias do Jamary, Jaru  e Pimenta Bueno, elevando para 4.800 o número de famílias que precisaram sair de suas casas em todo o estado. Os dados são da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
No município de Pimenta Bueno, a elevação do nível dos rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço obrigou a Defesa Civil a providenciar a imediata retirada das famílias, que estão alojadas temporariamente no clube Apediá. Foram contabilizadas na região 19 famílias desabrigadas e 350 desalojadas.
Em Cacoal, onde há 134 famílias que tiveram suas residências inundadas, os órgãos que atuam com a Defesa Civil também atuam na manutenção de pontes avariadas pela força das águas. Lá, estão mobilizados no atendimento aos atingidos pela enchente a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria do Meio Ambiente.
Com 613 famílias com casas inundadas, o município de Guajará Mirim sofre com o isolamento, que dificulta a chegada de alimentos, remédios e combustível. A área de saúde foi reforçada com mais uma equipe da Força Nacional de Saúde, que instalou-se na região na semana passada para estabelecer uma conduta padrão de serviços neste período.
A missão da Força Nacional de Saúde vai apresentar um relatório à Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, em que indicará a necessidade de reforço neste trabalho ou considerar que todas as providências adotadas são suficientes para atender as demandas geradas pela enchente, inclusive no período de vazante do rio.
Além de Guajará Mirim, o vizinho município de Nova Mamoré também sofre com o isolamento por via terrestre. Aeronaves a serviço da Defesa Civil Estadual fazem viagens diárias levando medicamentos e trazendo doentes para serem atendidos na capital.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS