Com a finalidade de ajudar a resolver de forma imediata os problemas enfrentados por centenas de famílias desabrigadas em Porto Velho, os deputados estaduais Maurão de Carvalho (PP), Epifânia Barbosa (PT), Ribamar Araújo (PT), Brito do Incra e Zequinha Araújo (PMDB) mantiveram audiência nesta segunda-feira (17) com representantes das famílias desabrigadas de Porto Velho e baixo madeira com o Governador Confúcio Moura (PMDB) para a liberação de recursos aos desabrigados pelas cheias do rio Madeira.
Como resposta ao clamor dos moradores que sofrem por falta de moradia, os deputados anunciaram a liberação de R$ 1 milhão para aquisição de cerca de 200 hectares de terra, para a construção das casas para as famílias retiradas das áreas de risco. “Será um trabalho em conjunto, onde a Casa de Leis libera recursos e o Poder Executivo Estadual e Municipal, além do Governo Federal entram com a construção e estruturação do espaço, como saneamento básico e tudo o que precisar para uma vida digna dos moradores”, destacou Maurão.
A deputada Epifânia sugeriu que a partir de agora seja criada uma agenda de trabalho para discussão e busca de soluções por temas e regiões afetadas. “Neste momento nossa preocupação é atender a necessidade da moradia. As famílias não querem ser transferidas para um abrigo único, que está sendo montando pela Defesa Civil, com apoio de técnicos de Brasília. Porém, temos que avaliar que ao sair do espaço físico das escolas públicas, as aulas podem ser retomadas e as crianças não terão o ano letivo prejudicado”, defendeu.
O coronel Caetano da Defesa Civil informou que o espaço aonde vai funcionar o abrigo único será totalmente estruturado com tendas para as famílias, além de banheiros suficientes, atendimentos a saúde, transporte e ate mesmo espaço de lazer e atividades para as crianças. “Essa é uma doutrina nacional de administração adotada em casos como esse. Todos abrigados no mesmo lugar, a assistência tem de ser melhor”, frisou.