A fraude detectada através de denúncia de trabalhadores ocorria no Sine do município de Porto Velho, onde foi apontado que valores calculados pelo Ministério do Trabalho eram adulterados para serem pagos a pessoas ligadas a funcionários do órgão municipal. A denúncia aponta também que senhas para atendimentos eram furtadas e vendidas ao preço de R$ 20,00 para facilitar o atendimento. Dois funcionários apontados como suspeitos foram afastados de suas funções até a conclusão do caso.
Segundo secretário da Semdestur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento), Antônio Geraldo Afonso, a denúncia foi confirmada quando foram feitas averiguações no controle de senhas e em documentos de seguros desempregos expedidos pelo órgão. Após a confirmação da fraude os documentos foram levados até a PGM (Procuradoria Geral do Município), onde foi montada uma comissão de sindicância para apurar e averiguar a denúncia.
O secretario deixou claro, que denúncia apontada foi protocolada junto a Superintendência da Polícia Federal, Ministério Público Federal e ao Ministério do Trabalho pelo fato do Sine possuir convênio com o governo federal.
As averiguações apontam que os esquemas estavam sendo feitos desde o início deste ano. Até o presente momento ainda não foi levantado valores passados a beneficiários de forma ilícita.