Governo investe em turismo sustentável na Reserva Extrativista Pacáas Novos

Governo investe em turismo sustentável na Reserva Extrativista Pacáas Novos

Governo investe em turismo sustentável na Reserva Extrativista Pacáas Novos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma reunião nesta semana na Superintendência Estadual de Turismo (Setur) marcou o início de uma nova fase para a Reserva Extrativista Estadual Rio Pacáas Novos localizada em Guajará-Mirim, onde o Governo do Estado prioriza o turismo sustentável.
O superintendente da Setur, Júlio Olivar, recebeu em seu gabinete o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Francisco Sales; o presidente da Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos, Wanderley dos Santos, e o turismólogo da Sedam, Wellington Cunha, autor do plano de uso público da reserva.
O plano complementa o Plano de Manejo da unidade de Conservação e representa o esforço do Governo da Cooperação por meio da Sedam junto com a Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacáas Novos e Reserva Extrativista Federal Barreiro das Antas – Primavera.
A proposta é viabilizar a proteção e conservação de ecossistemas naturais significativos, assim como seu manejo mais adequado. O plano de uso público foi desenvolvido com a finalidade de atender às diretrizes e recomendações do plano de manejo. Com isso, tornar-se possível a visitação na reserva.
Ficou definido durante o encontro na Superintendência Estadual de Turismo que ainda neste mês, uma equipe formada por servidores da Setur e da Sedam visitará a reserva com o objetivo de conhecer “in loco” as potencialidades turísticas e definir os locais para visitação.
“Vamos analisar qual tipo de atividade turística pode ser desenvolvida como o turismo de aventura, pesca esportiva, turismo de base comunitária e contemplação”, adianta Júlio Olivar, informando que depois dessa visitação serão tomadas outras medidas para viabilizar o turismo no local, sempre valorizando o bem-estar da comunidade que é formada por 69 famílias, totalizando 284 moradores.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS