São Sebastião do Beco: A festa da fé – Por Ariel Argobe

São Sebastião do Beco: A festa da fé – Por Ariel Argobe

São Sebastião do Beco: A festa da fé – Por Ariel Argobe

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerrou na última segunda-feira, 20 de janeiro, a festa religiosa que aconteceu em homenagem a São Sebastião, na cidade de Guajará-Mirim. A grande Festa da Fé, que mobiliza os moradores do Beco do Macedo e toda comunidade do bairro São José da Pérola do Mamoré, é precedida por oito dias de muita ladainha e uma procissão, que sai em cortejo no dia 19 de janeiro pelas ruas do bairro, véspera de encerramento do evento religioso, um acontecimento regado por muita chicha e bolinhos preparados à moda mato-grossense.

No dia 20 foi servido farto almoço para todos os presentes. E é neste momento que o sagrado e o profano tornam-se um só corpo. Logo após o almoço, troa por todo salão de baile, os sons melódicos do irresistível rasqueado, um estilo de música e de dança regional do centro-oeste brasileiro, mais precisamente da região metropolitana de Cuiabá, embalando e enroscando, sensualmente, corpos de homens e mulheres, fies devotos de São Sebastião.

Há duas décadas que Francisco Mercado Quintão tem motivos suficientes para celebrar o dia 20 de janeiro, dedicado ao popular Santo da Igreja Católica. As obrigações e devoções ao Santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, tiveram início quando Francisco Quintão, católico praticante, foi acometido por uma enfermidade muito grave, um tumor que se instalou em sua omoplata, doença que passou a consumir muito rapidamente sua saúde.

Depois de recorrer a vários profissionais da saúde, sem encontrar solução para seu problema, uma tia do enfermo, Clecy Mercado Freitas, devota de São Sebastião e católica de elevada fé, ao entrar no aposento de Quintão para visitá-lo, e se deparando com o seu definhado estado físico, recorreu então ao Santo, rogando-lhe um médico para operar seu sobrinho, já muito debilitado. Em se alcançando a graça desejada, como forma de agradecimento, durante três anos Clecy e Quintão realizariam litanias no dia 20 de janeiro, data dedicada a São Sebastião.

As preces de Clecy Mercado Freias foram atendidas. O médico Humberto Ferrel realizou com sucesso a cirurgia de Francisco Mercado Quintão que, duas décadas depois, continua cumprindo com sua promessa.

A popular Festa de São Sebastião do Beco do Macedo, realizada pela família Quintão, em Guajará-Mirim, vai muito além da promissão feita por Francisco Mercado Quintão, quando este jazia em leito. A Festa de São Sebastião do Beco do Macedo é mais uma manifestação de pura e elevada crença cristã do religioso povo da Pérola do Mamoré.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS