Em 2013 o gigante acordou. A juventude foi às ruas protestar contra a corrupção e a ineficiência do serviço público. Os memoráveis protestos de junho revelaram uma liderança jovem que silenciosamente luta por políticas públicas para Porto Velho.
Djalma Júnior é um retrato fiel da juventude que deu certo. Poucos são os jovens na sua idade que conseguem extrair dos mais velhos ensinamentos práticos para aplicar na vida adulta.
E isso ele consegue fazer com sabedoria. Aos 21 anos, o rapaz que ao mesmo tempo irradia a ternura de um adolescente com o sorriso inocente, é capaz de lutar com garras de gigante pelos seus ideais.
Graças a sua dedicação em fazer a diferença na sociedade, ele recebeu o Prêmio Jovem Empreendedor do Ano na categoria Empreendedorismo Social. O troféu da premiação do site Folha Jovem foi lhe entregue pelo presidente estadual do PSDB Jovem Marcelo Barrozo
Do pai, o sindicalista Djalma Nunes, que fundou o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Estado de Rondônia, o moço herdou o espírito de liderança e assumiu no ano passado a presidência da Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores do Estado de Rondônia.
"Os micro e pequenos empresários não contam com área de lazer, plano de saúde, nem clube social, ficando sem amparo e nenhum mecanismo de defesa", alega o estudante de administração que comanda a empresa MEB Serviços.
No Colégio Dom Bosco, onde estudou na infância, aprendeu a ajudar ao próximo nos projetos sociais que participava com frequência, sempre seguindo os princípios de amor ao próximo pregados pela tradicional escola Salesiana.
Já no ensino médio do João Bento da Costa, cujas ações de cidadania tornaram – se referência na geografia da educação rondoniense, descobriu a vocação para a militância estudantil, acompanhando ativamente reivindicações de políticas públicas para a coletividade.
A trajetória de ativista teve início, quando lutou ao lado dos colegas de sala e conseguiu uma faixa de pedestre para o estabelecimento de ensino. Dali em diante não parou mais de participar de movimentos sociais, inclusive se revelou numa combativa liderança nos memoráveis protestos de junho.
Se o gigante acordou para lutar contra a corrupção e a ineficiência no serviço público, Djalma se manteve de olhos bem abertos para continuar firme no seu propósito de sonhar com dias melhores para a sua geração.
Hoje, ele é membro dos grupos Amigos da Zona Sul formado por moradores que buscam melhorias para a comunidade e da Frente Jovem Alternativa, cujos integrantes cobram o funcionamento do Poder Público e conscientizam a juventude para se interessar pelos seus direitos e deveres.
Paralelamente a essa agenda engajada, o jovem líder também se dedica ao empreendedorismo social. Entre as suas ações estão festas do Dia da Criança. “Temos que fazer a nossa parte”, sensibiliza – se Djalma Júnior o administrador de sonhos que fez da solidariedade um grande negócio.