Base Aérea de Porto Velho realiza Cerimônia Militar de Passagem de Comando
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizará nesta terça-feira, sete de janeiro, a Cerimônia Militar de Passagem de Comando. O então coronel aviador, Augusto César Abreu dos Santos passará o comando da BAPV ao coronel aviador, Giancarlo França Apuzzo. Na ocasião, também será realizada a passagem do cargo de comandante do Segundo Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, onde o tenente coronel aviador Cláudio Wilson Saturnino Alves passará o cargo ao tenente coronel aviador, Rodrigo Gibin Duarte.
A solenidade será realizada no Pátio do Comando da Base Aérea de Porto Velho as 09h45 da manhã.
Histórico da BAPV
Em meados de 1979, o então Ministério da Aeronáutica, em uma análise aguçada de sua infra-estrutura militar, enfoca a necessidade de interiorização da Força Aérea para defender as fronteiras da já então cobiçada Amazônia. Esta visão do Ministério possibilitou que se iniciasse o processo de instalação das Bases Aéreas de Porto Velho e Boa Vista.
Imagem ilustrativa
Finalmente, pelo decreto No 89684, de 17 de maio de 1984, cria-se a BAPV, construída em tempo recorde (treze meses), sendo inaugurada em 31 de outubro de 1984, pelo Exmo. Sr. Presidente da República, João Batista de Figueiredo, com a presença do Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica, Ten. Brig. do Ar Délio Jardim de Matos.
Mais do que realçar o aqui construído, fruto de uma engenharia voltada para as características da área, a Base marcou a interiorização da Força Aérea Brasileira, com prioridade para o controle efetivo da região amazônica.
Subordinada ao Sétimo Comando Aéreo Regional, com sede em Manaus, a BAPV tem por competência desenvolver o apoio administrativo e de serviços às unidades incorporadas e às unidades aéreas quando desdobradas, para o cumprimento de suas tarefas operacionais.
A BAPV sedia o Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação – Esquadrão Grifo e o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação – Esquadrão Poti. Juntos estão dotados, respectivamente, de aeronaves C-98B Gran Caravan, A-29 Super-Tucano e o MI-35 AH-2 Sabre.
Assim, a BAPV vem acrescentar ao panorama amazônico, especialmente no Estado de Rondônia, mais um importante marco no processo do desenvolvimento da região. Característica da presença, da integração e do trabalho que a FAB sempre dedicou à Amazônia.
Os recursos destinados à vida vegetativa, de subsistência e para manutenção das instalações são aplicados neste estado, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento local, além do que nossos soldados são recrutados no Estado de Rondônia, proporcionando a estes jovens a formação profissional e educação militar.
Nada poderá refletir melhor a nossa vontade, determinação e entusiasmo na missão de segurança e integração da Amazônia, do que apresentarmos a frase de autoria do Gen. Rodrigo Otávio: "Árdua é a missão de defender e desenvolver a Amazônia, muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em conquista–la e defendê-la”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!