Consulado de Cobija e ONU em Extrema
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma comissão formada por integrantes do Consulado Brasileiro de Cobija – Ministério das Relações Exteriores – MRE, e da Organização Internacional para Migrações – OIM, um organismo da Organização das Nações Unidas – ONU,estiveram nesta quinta – feira (05) em Extrema visitando o Professor Marquelino Santana para falar sobre o assentamento das famílias brasileiras que viviam no Rio Mamu – Departamento de Pando na Bolívia.
Segundo o Cônsul Brasileiro de Cobija, CONSUL (2)Diplomata Guillermo Esnarriaga, as negociações com o INCRA estão avançadas e uma nova rodada de negociações está marcada para o mês de fevereiro de 2014, onde possivelmente as famílias cadastradas, para assentamento em Rondônia que são aproximadamente 20 famílias, já poderão ter suas terras definidas.
O representante da Organização Internacional para Migrações – OIM/ONU, o Diplomata Dennis Leonardo Bautista entregou uma lista de documentos ao Professor Marquelino Santana, que segundo ele será necessário para que as famílias possam ser assentadas e não haja nenhuma restrição cadastral. CONSUL (4)O Professor Marquelino ficou encarregado de ajudar as famílias a conseguirem a documentação que está faltando e em breve estará marcando uma reunião com os extrativistas brasileiros para averiguar quais documentos estão sendo exigidos pelo INCRA e que deverão ser providenciados com urgência.
As tradicionais famílias brasileiras da Amazônia boliviana residiam numa área de terra localizada nos municípios de Santos Mercado e Santa Rosa Del Abuná,CONSUL (1) que se estendia da Província Federico Román até a Província de Abuná no Departamento de Pando. Logo após a reunião realizada na sede do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã, os Diplomatas viajaram para a Bolívia, ao tempo em que agradeceram ao Professor Ms. Marquelino pelo relevante apoio prestado aos nacionais brasileiros do Rio Mamu.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!