O secretário de Agricultura, Desenvolvimento, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani, ao participar pelo telefone no domingo (01) do programa “Campo e Lavoura” levado ao ar pela rádio Globo Rondônia, das 6:00 às 7:00, informou que o governador Confúcio Moura estará em Brasília na terça-feira (03), para confirmar a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado nesta primeira quinzena de dezembro.
Participou do programa ao vivo no estúdio o secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, apresentando um balanço das atividades da instituição, enquanto o secretário Evandro Padovani, pelo telefone, concedeu entrevista falando de Alta Floresta do Oeste, onde se encontrava inaugurando agroindústrias, representando o governador Confúcio Moura.
Enquanto Evandro Padovani salientou a importância para a economia do Estado representado pelo volume de carne exportada em 2013, que soma mais de 208 mil toneladas gerando divisas de US$ 213 milhões, Luiz Gomes lembrou que a política das agroindústrias e do apoio à agricultura familiar implantada pelo governo do estado geram empregos e fixam as famílias nas áreas rurais.
A expectativa é positiva com relação à vinda da presidente Dilma Roussef ao Estado nos próximos dias, quando ela ao lado do governador Confúcio Moura e outras autoridades estará entregando o título de regularização fundiária de número cinco mil a agricultores familiares. O evento está programado para ser realizado no parque de exposições Hermínio Victorelli, no município de Ji-Paraná.
Até então, nunca na história de Rondônia um programa de regularização fundiária no campo obteve sucesso como o desenvolvido na atual administração do Estado. São 18 mil áreas identificadas e georeferenciadas pela Coordenadoria de Regularização Fundiária da Seagri com mais de quatro mil títulos entregues nos últimos três anos, com a previsão de fechar 2014 com todas essas áreas tituladas e regularizadas.
Isso significa que cada pequeno e médio produtor rural será dono de fato e de direito da área que ocupa, podendo buscar financiamento nas instituições financeiras oficiais para melhorar a infraestrutura na propriedade e aumentar a produção de alimentos no campo.
A previsão é de que mais de dez mil pessoas entre produtores rurais e convidados compareçam ao evento, uma vez que o Estado de Rondônia serve como exemplo na legalização de terras na Região Norte. A parceria entre o Governo do Estado e o Governo federal titulando áreas e reduzindo os conflitos no campo, mostra que este é o caminho mais curto e seguro para reforma agrária.