Moreira propõe visto para turistas de países não reconhecidos pelo Brasil

Moreira propõe visto para turistas de países não reconhecidos pelo Brasil

Moreira propõe visto para turistas de países não reconhecidos pelo Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) trabalha para permitir a concessão de visto a estrangeiros portadores de documento de viagem emitido por governos não reconhecidos pelo Brasil como estados soberanos. Nessa quarta-feira (27), o Projeto de Lei 3.637/08, de sua autoria, venceu mais uma etapa ao ser aprovado pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD).

Segundo Moreira, os turistas de países não reconhecidos recebem uma documentação precária ao chegar ao Brasil, chamada Laissez Passez, discriminando sua origem. “É constrangedor. O projeto é uma forma de corrigir essa distorção, incrementar o turismo, incentivar investimentos, acabar com a discriminação, e, ao mesmo tempo, deixar claro que esse visto não reconhece relações diplomáticas com o Brasil”, afirmou o deputado.

O parlamentar ressaltou a situação de Taiwan, um dos países não reconhecido pelo Brasil. “É um país riquíssimo e com alta tecnologia, que faz grandes investimentos em outros países, sobretudo no setor de informática. Seu povo também gasta muito com turismo, não vejo razão para inibir a vinda dessas pessoas”, disse Moreira.

A proposta prevê que o Brasil passe a emitir visto, carimbando o passaporte de qualquer cidadão do mundo, sob as regras nacionais. Também foi acatada a emenda do deputado Fábio Faria (RN), segundo vice-presidente da Câmara, que proibe anotações indicando as relações entre os países e reitera a importância do projeto.

Matéria semelhante e também de autoria de Moreira já havia sido aprovada pelo Congresso, mas foi vetada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Observei todas as críticas que levaram ao veto e modifiquei o projeto para que seja promulgado dessa vez”, afirmou.

O projeto segue para as Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em caráter conclusivo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS