O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) firmou parceria com a Prefeitura de Porto Velho para executar a manutenção e revitalizar a iluminação externa de todo o entorno do complexo penitenciário, que fica localizado na estrada da penal, km 6,5, zona rural da Capital.
Os trabalhos estão sendo realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e a troca das luminárias e refletores já iniciou nesta quarta-feira (20). Os técnicos estão no local fazendo o levantamento dos materiais para cumprir o cronograma estabelecido na parceria.
A secretária de Justiça, Elizete Lima, destaca as parcerias que a Sejus desenvolve com a Prefeitura da Capital, por meio de convênios e projetos para capacitação e profissionalização de reeducandos e iniciativas como essa para melhorar a iluminação da região do complexo e garantir maior segurança nos espaços onde os apenados cumprem suas penas. “O prefeito Mauro Nazif é um parceiro nosso. Temos convênios firmados para a utilização da mão de obra apenada e os reeducandos já fazem a limpeza de ruas e espaços públicos e agora vem essa boa contrapartida, pois através da Emdur, vamos iluminar toda a área do complexo penitenciário para garantir mais segurança na região”, informa a secretária.
Como destaca o gerente regional do sistema penitenciário, Mauricio Silva, os trabalhos acontecem por etapas. Neste primeiro momento já foi iluminada toda a área externa da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro e vai se estender até a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves (Urso Branco). Na segunda etapa, será reforçada a iluminação da Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda). “Após esse trabalho, será feito levantamento junto à gerência de infraestrutura da Sejus para ver todas as necessidades e a aquisição dos materiais para finalizar a iluminação externa das demais unidades do complexo prisional”, comenta o gerente.
O técnico da gerência de infraestrutura, Adriano Furtunato, explica que o princípio da economicidade está baseando os trabalhos, pois “adaptações visando o menor custo e consumo de energia está sendo feito como a substituição das lâmpadas por aquelas que têm menor gasto de energia”. Ele explica ainda que todo o material utilizado e o suporte técnico faz parte da cooperação entre a Emdur e a Sejus.