Fortalecer economias locais pode amenizar a crise dos municípios, observa Arom

Fortalecer economias locais pode amenizar a crise dos municípios, observa Arom

Fortalecer economias locais pode amenizar a crise dos municípios, observa Arom

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O fortalecimento das economias locais pode contribuir para amenizar o atual cenário de "enfermidade financeira" que afeta as administrações municipais. Desta forma observa a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) no Seminário Rondoniense de Desenvolvimento Econômico Social, em Cacoal/RO. O assunto foi abordado pelo presidente da entidade e prefeito de Mirante da Serra/RO, Vitorino Cherque, depois de ter levantado a questão na Câmara Federal em discurso ao País, na última semana.
No evento, que ocorre nestes dias 21 e 22, no Plenário da Câmara de Vereadores, a Arom destacou a importância do desenvolvimento de políticas voltadas para o fomento do comércio local. A iniciativa, na prática, promove incentivos aos nichos de mercado em cada região, com vistas à geração de empregos e arrecadações. Para o presidente da associação municipalista, "é imprescindível que os técnicos participantes dos seminário voltem para suas prefeituras com o conhecimento necessário para ajudar os prefeitos nessa tarefa".
Segundo a Arom, os prefeitos de Rondônia são favoráveis à busca de saídas inovadoras e a implementação de dispositivos mais eficazes para melhorar as receitas das prefeituras. O dirigente Vitorino lembrou que, em quanto isso, os municípios brasileiros pleiteiam, no Congresso Nacional, a aprovação da transferência de 1% para 2% do total do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a solidificação de um pacto federativo, em que os municípios percebam aumento ao bolo arrecadado pela União e repassado às prefeituras.
Na solenidade de abertura, em discurso de consciência municipalista, o conselheiro do TCE, Benedito Antônio Alves, informou que o Tribunal é sabedor das dificuldades dos municípios e que a realização do seminário mostra sua preocupação com a questão. Para Benedito, "a União e Estados são ficções jurídicas, porque o que realmente existe são os municípios, que é onde moram os cidadãos". No mesmo tom, situou o membro da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Antonio Joaquim (TCE/MT), que destacou a necessidade de se empreender novas medidas para minorar a crise das administrações municipais.
O seminário é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO) e Sebrae/RO. A Arom é uma das entidades apoiadoras do encontro e oferece uma palestra, que será ministrada por um de seus consultores, Alessandro Kozics Reis, do Rio Grande do Sul. Os participantes assistem a palestras, como a do representante da Atricon, e da advogada e consultora de negócios Karina Sampaio Costa e o ex-gestor municipal Celso Banazeski. O ciclo de palestras também traz a participação do Sebrae, com os consultores Luiz Antônio Fescina e Wellington Dantas da Silva. Também palestrará o procurador do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), Ernesto Victoria; o conselheiro substituto do TCE-RO, Davi Dantas; e o prefeito de Crissiumal (RS), Walter Heck.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS