Linhão do Madeira inicia testes de transmissão de energia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Maior tronco de transmissão de interligação de usinas já construído no Brasil, a Interligação Madeira-Porto Velho-Araraquara, conhecida como Linhão do Madeira, teve as obras concluídas e deu início aos testes de transmissão. A energia gerada pelas usinas Santo Antônio e Jirau já está sendo transportada de Rondônia até São Paulo, num percurso de quase 2,4 mil quilômetros, abastecendo o Sistema Interligado Nacional. A previsão é que a fase de comissionamento termine no final de novembro.
Sob a responsabilidade do Consórcio IE Madeira, composto por Furnas (24,5%), Chesf (24,5%) e Cteep (51%), o Linhão é essencial para interligar o Norte do País a São Paulo, assegurando energia aos principais centros de carga da região Sudeste.
Em corrente contínua de ±600 kV, o Linhão conta com 5.000 torres e atravessa 81 municípios, partindo do estado de Rondônia e passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
“Os testes tiveram total sucesso, demonstrando que o empreendimento está apto a escoar energia das usinas do rio Madeira, que somam mais de 6 GW de potência instalada”, acrescenta o diretor técnico do Consórcio IE Madeira, Armando Araújo.
Para que o condicionamento fosse realizado com sucesso, a Hidrelétrica Santo Antônio disponibilizou onze unidades de geração, o que permitiu transmitir 157 Megawatt de energia para o estado de São Paulo. “A primeira transmissão é um fato histórico e a participação da Hidrelétrica Santo Antônio nesta etapa reforça o compromisso da empresa com a oferta de energia de fonte limpa e renovável para o País”, comemora o diretor técnico da Santo Antônio Energia, Antônio de Pádua.
Superação de desafios
O Linhão superou barreiras técnicas, uma vez que passou por áreas bastante adversas e de difícil acesso, como 5 km que se encontravam submersos. A linha de transmissão atravessa três diferentes biomas, inclusive a selva amazônica. Ainda assim, a obra foi concluída em 24 meses após a Licença de Instalação, prazo considerado excelente para um empreendimento dessa magnitude.
Para efeito de comparação do desafio, o Linhão transportará quase a mesma potência do sistema de corrente contínua de Itaipu, porém a uma distância três vezes superior.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!